Santa Catarina

Santa Catarina volta a registrar fumaça vinda da Amazônia e do Centro-Oeste

A fumaça pode ser percebida em Santa Catarina principalmente durante o entardecer e o amanhecer, horários em que o céu fica avermelhado

04/09/2024

Dias com forte presença de fumaça no ar vem sendo registrados pela central de monitoramento a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina . A fumaça das queimadas em outras regiões do país, como Amazônia e Centro-Oeste, vem sendo trazida pelos ventos de norte e, especialmente, pelo Jato de Baixos Níveis (JBN).

 

 

santa

Foto: Airton Fernandes / SDC

 

 

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, “O JBN é um fluxo de ar quente e úmido da Amazônia, que, em condições pré-frontais, intensifica o transporte de fumaça para o Sul do Brasil, especialmente nos dias que antecedem a chegada de frentes frias”.

 

 

As imagens de satélite têm captado a concentração de fumaça sobre todo o estado de Santa Catarina, o que pode afetar a visibilidade e além disso, prejudicar a qualidade do ar, representando um risco para a saúde pública. Crianças e idosos, que fazem parte do público mais vulnerável e também pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas podem ser as mais prejudicadas.

 

Imagem do satélite Goes-16, no dia 03/09/2024. Fonte: Cptec-inpe

 

 

El Niño intensifica fenômeno

 

O fenônmeno El Niño pode ter contribuído para o aumento das queimadas nas regiões amazônica e central do Brasil. Ele também é responsável pela intensificação das chuvas no Sul do Brasil. Neste período em que as chuvas deveriam ser mais frequentes nas regiões amazônica e central, o El Niño está causando justamente o efeito contrário, reduzindo as precipitações e causando uma seca maior que o normal na região e favorecendo as queimadas.

 

 

 

Previsão do tempo para os próximos dias

 

 

Para os próximos dias, de acordo com os meteorologistas da Defesa Civil, uma frente fria deve passar pelo estado, entre a noite de quarta-feira, 4 e quinta-feira, 5, trazendo um alívio temporário para a concentração de fumaça, já que a previsão é de chuva e mudança nos ventos.

 

No entanto, a partir de sexta-feira, 6 e durante o fim de semana, os ventos devem voltar a soprar da direção Norte, trazendo novamente a fumaça para Santa Catarina. A expectativa é de que a presença de fumaça em Santa Catarina continue até que as queimadas sejam controladas ou até que a estação chuvosa retorne a essas áreas, o que deve ocorrer entre a primavera e o verão.

 

 

Recomendações

 

Diante dessa situação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomenda à população que adote medidas preventivas, como aumentar a ingestão de água e monitorar possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar e irritação nos olhos. Medidas particularmente importantes para as populações mais vulneráveis.

 

 

Agência de Notícias SECOM

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!

Notícias relacionadas

x