A 27ª Campanha de Vacinação contra a Gripe em Santa Catarina começa no dia 7 de abril, abrangendo todos os municípios catarinenses. Inicialmente, a imunização será destinada aos grupos prioritários, que somam cerca de 3,3 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% desse público.
O Dia D da campanha, um sábado de mobilização estadual, ocorrerá em 10 de maio. Após essa data, a vacina será disponibilizada para toda a população a partir dos 6 meses de idade.
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom
Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Blumenau, a estratégia de ampliação da vacinação foi definida.
“Juntamente com os municípios decidimos fortalecer as estratégias de vacinação contra a influenza. Por isso, após o período da campanha dos grupos prioritários, vamos disponibilizar a vacina para toda a população. Queremos imunizar o máximo de pessoas e evitar as internações e o agravamento das doenças respiratórias”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza em circulação no Brasil:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que a vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que receberem a dose pela primeira vez deverão tomar duas aplicações, com um intervalo de 30 dias.
A imunização leva de duas a três semanas para garantir proteção adequada. O principal objetivo é minimizar os sintomas da gripe e evitar casos graves e óbitos, especialmente entre os mais vulneráveis.
Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos de influenza, sendo a maioria pelo vírus H1N1. Ao todo, foram confirmadas 128 mortes relacionadas à doença.
Para reforçar a proteção, a vacina contra a gripe foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação para três grupos específicos, garantindo disponibilidade ao longo do ano para:
Terão prioridade na vacinação até o Dia D as seguintes populações:
Com essa ampla mobilização, a SES busca garantir alta cobertura vacinal, protegendo a população e reduzindo os impactos da influenza no estado.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Corinthians é derrotado em casa pelo Huracán; Vasco abre dois gols, mas recua e leva…
Atual campeão, Botafogo estreia com derrota para La U fora de casa
Massa de ar polar provoca primeiras mínimas mais baixas do outono, com possibilidade de geada…
HORÓSCOPO DE QUINTA-FEIRA 3 DE ABRIL DE 2025
A partida de volta acontece na próxima terça-feira (8), na Serra Gaúcha
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, aceitou a posição do procurador-geral da República e…
This website uses cookies.