Santa Catarina

Santa Catarina cria mais de 30 mil empregos formais em fevereiro

Estado registra maior saldo dos últimos três anos, impulsionado pelo setor de serviços

29/03/2025

Santa Catarina registrou um saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em fevereiro, o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira (28). O crescimento de 1,16% no número de empregos formais superou a média nacional (0,91%) e ficou próximo à média da região Sul (1,15%).

 

 

Segundo o governador Jorginho Mello, o bom desempenho está ligado ao aumento da atividade econômica no estado, impulsionado por uma forte temporada de verão. “Tivemos recordes de turistas internacionais e um estado bem preparado para recebê-los. Isso movimentou a economia, gerou renda e criou novas oportunidades de trabalho”, afirmou.

 

 

Reforma Trabalhista aumenta número de empregados sem renda (5)

 

 

A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, destacou que os cinco principais setores da economia catarinense apresentaram saldo positivo. “Os números refletem um mercado de trabalho inclusivo e dinâmico, impulsionado por políticas públicas estratégicas nos segmentos de serviços, indústria, construção, comércio e agropecuária”, ressaltou.

 

 

 

Setores que mais contrataram

 

O setor de Serviços liderou a geração de empregos em fevereiro, com 13.718 novos postos, representando 45,58% do total. Dentro desse setor, a Administração Pública, Defesa e Seguridade Social abriu 3.503 novas vagas, enquanto a Educação criou 2.081.

A Indústria foi o segundo setor com melhor desempenho, criando 8.318 empregos formais. Os destaques foram a Fabricação de produtos alimentícios (+998 vagas) e a Confecção de artigos do vestuário e acessórios (+982 vagas).

O Comércio registrou 2.859 novas contratações, um aumento de 174% em relação ao mesmo período de 2024. O Comércio por atacado, excluindo veículos automotores e motocicletas, foi responsável por metade dessas vagas, somando 1.496 novos postos.

 

 

 

 

Perspectivas para o mercado de trabalho

 

De acordo com Pietro Aruto, gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Santa Catarina contratou 13% mais trabalhadores em comparação com fevereiro de 2024. “Isso demonstra a robustez do crescimento do mercado de trabalho catarinense. Temos equipes dedicadas a monitorar os indicadores socioeconômicos e orientar as políticas públicas para manter esse ritmo positivo”, afirmou.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Guilherme Papini, também destacou que o estado tem mantido bons índices de geração de empregos, com salários acima da média nacional. Além disso, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) conta atualmente com mais de 9,8 mil vagas abertas, reforçando a demanda por trabalhadores no estado.

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x