Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Santa Catarina aposta em transporte costeiro inovador com planador elétrico
Os Seagliders são veículos híbridos que combinam características de barcos e aviões para se deslocar a alta velocidade
19/03/2025
O Governo de Santa Catarina anunciou, nesta terça-feira (18), o início da Iniciativa Seaglider Brasil, um projeto inovador para implementar o transporte costeiro com planadores elétricos de alta velocidade. A parceria foi estabelecida por meio de um Memorando de Entendimento firmado em dezembro de 2024 entre o estado, a empresa americana Regent Craft e a consultoria brasileira INNX. O evento de lançamento ocorreu na sede da FIESC, reunindo representantes do governo, prefeituras, Marinha e empresas privadas.
O acordo foi conduzido pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI) e prevê a criação de uma estrutura para o desenvolvimento, implementação e operação dos planadores marítimos em Santa Catarina. Segundo o secretário adjunto da SAI, Emerson Pereira, a iniciativa reflete a visão estratégica do governo para a inovação em mobilidade.
Foto: Leo Munhoz / SECOM
“Vamos chegar aos 10 milhões de habitantes até 2067, superando outros estados em crescimento populacional. Não podemos depender apenas de soluções tradicionais para enfrentar os desafios logísticos do futuro”, destacou Pereira.
Santa Catarina como polo de mobilidade avançada
O secretário adjunto de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ressaltou que Santa Catarina está preparada para abrigar esse tipo de inovação. “Temos uma secretaria dedicada aos modais aeroportuários e portuários, essencial para dar suporte às novas tecnologias. O Seaglider vai somar à aviação regional e impulsionar a mobilidade no litoral catarinense”, afirmou.
O que são os Seagliders?
Os Seagliders são veículos híbridos que combinam características de barcos e aviões para se deslocar a alta velocidade sobre a superfície da água. Utilizando o efeito solo (wing-in-ground effect), eles reduzem o consumo de energia e aumentam a estabilidade. Com propulsão 100% elétrica, os modelos projetados pela Regent atingem velocidades de até 290 km/h, com autonomia de 290 km por carga. A previsão é que a tecnologia entre em operação comercial até 2028.
Foto: Leo Munhoz / SECOM
“Santa Califórnia”: polo de inovação
Mark Neelemann, cofundador da Azul e Embaixador Global da Regent, comparou Santa Catarina à Califórnia, destacando o perfil empreendedor do estado. “Quando lançamos a Azul, tivemos que ensinar as pessoas a voar. Agora, com o Seaglider, precisamos mostrar que essa tecnologia revolucionará o transporte costeiro”, afirmou.
O vice-presidente da Regent, Adam Triolo, ressaltou o potencial do Brasil para adoção da tecnologia. “No Brasil, 85% da população vive a até 100 km da costa. Santa Catarina é um dos cinco locais escolhidos no mundo para testar essa inovação, que promete transformar a conectividade marítima”, explicou.
Apoio municipal e próximos passos
Itajaí foi apontada como cidade estratégica para o projeto. O prefeito Robison Coelho destacou que a INNX já está instalada no município e trabalha na elaboração de um pier exclusivo para a nova tecnologia. “Queremos oferecer uma infraestrutura adequada para integrar essa inovação à mobilidade urbana”, disse.
Joe Lago, CEO da INNX, reforçou que o próximo passo é envolver stakeholders e garantir a regulamentação da tecnologia para atrair investimentos. “Nosso objetivo é estruturar uma rede de planadores marítimos para evitar um crescimento desordenado e fomentar a competitividade da indústria nacional”, concluiu.
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