Samae faz vistorias em estabelecimentos residenciais e comerciais em Jaraguá
O objetivo é identificar ligações de esgotos domésticos ou de água da chuva em situação irregular
18/03/2022
O Samae de Jaraguá do Sul segue fazendo vistorias em todos os estabelecimentos residenciais e comerciais de Jaraguá do Sul. O objetivo é identificar ligações de esgotos domésticos ou de água da chuva em situação irregular. Quando algo está em desacordo com as normas técnicas é dado um prazo para as adequações.
Os vistoriadores estão identificados com uniforme, crachá e veículo do Samae. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a autarquia no 2106-9100 (fixo e WhatsApp) e solicitar informações sobre os vistoriadores. De acordo com Daniel da Silva, é despejado um corante e conferido se o líquido irá sair no lugar correto. “Avaliamos todas as instalações, inclusive a caixa de gordura”, explica.
O trabalho está sendo finalizado no bairro Vila Nova e deve iniciar no bairro São Luis, na próxima semana. Na sequência, a fiscalização será nos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99. Segundo o coordenador dessa atividade, Joel Fracetto Martins Velho, cinco equipes fazem as vistorias rotineiramente. “Que foram intensificadas a partir da campanha ‘Esgoto e Água da Chuva: Cada um na sua rede’, lançada em 2021”, disse. “A medida em que os problemas são identificados e as correções são feitas, diminuem os casos de esgoto voltando para as residências durante as enxurradas ou escoando para os rios sem tratamento”, completa.
Em Jaraguá do Sul, a multa prevista em Lei no caso de ligações irregulares – de água da chuva na rede de esgoto doméstico na rede de água pluvial – é de 10 Unidade Padrão Municipal (UPM).
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!