Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
O Samae de Jaraguá do Sul adota uma estratégia inovadora ao iniciar a utilização de energia do mercado livre. A geração de energia está sendo feita pela empresa Bid, vencedora do processo licitatório, e teve início na quinta-feira, 1º de fevereiro.
A equipe técnica do Samae começou estudos em maio de 2023, para a compra de energia elétrica no mercado livre.
Esses estudos demonstraram potencial para viabilizar a geração de energia elétrica para as maiores unidades consumidoras da autarquia, que são as estações de tratamento de água e de esgoto e as estações de recalque de água tratada.
Hoje, essas unidades representam 70% do consumo total de energia elétrica. Após, iniciou-se o processo licitatório e, em seguida,
ocorreu a assinatura do contrato com a empresa vencedora.
O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destaca que “a geração de energia será realizada até dezembro de 2028.
Na prática, vamos diminuir os custos com energia, visto que a conta desse insumo aumenta todo ano além da inflação e, ao mesmo tempo, maximizar o desempenho das operações, aproveitando corretamente os recursos disponíveis.
Outro benefício é que não estaremos mais sujeitos às bandeiras tarifárias. Com essa iniciativa, o consumo de energia incentivada será de 1,16 MW médios”.
A compra de energia no mercado livre oferece uma série de benefícios para empresas e consumidores que buscam uma alternativa para reduzir custos e ter mais controle sobre seu consumo.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline