Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Saco verde ganha nova roupagem com informação sobre descarte
Foram desenvolvidos sete projetos pelos acadêmicos durante o primeiro semestre deste ano.
09/11/2023
Saco verde – O Samae de Jaraguá do Sul firmou parceria com o Centro Universitário Católica de SC, de Jaraguá do Sul, para que os acadêmicos da 3ª e 5ª fases do curso de Administração desenvolvessem projetos sobre sustentabilidade. A iniciativa foi do coordenador e professor do curso de Administração, Jerson Kitzberger, que conduziu o Projeto de Aprendizagem Colaborativa Extensionista.
Foram desenvolvidos sete projetos pelos acadêmicos durante o primeiro semestre deste ano. Em julho, esses projetos foram apresentados ao diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, ao gerente de Resíduos Sólidos, Deverson Simioni, e a outros integrantes da equipe técnica da autarquia. De acordo com Onésimo, “essa parceria foi uma oportunidade de ouvir as sugestões dos acadêmicos e incentivá-los a pesquisa, extensão e inovação”.
Um deles foi escolhido para ser colocado em prática, para melhorar o processo de reciclagem em Jaraguá do Sul e, principalmente, orientar a população. A ideia dos acadêmicos Guilherme Alexandre Pereira, Gustavo Rüdiger e Natália Madruga Sousa foi implementar uma tabela contendo informações sobre o que pode e não pode ser descartado no Saco Verde, visto que muitas pessoas ainda descartam o lixo orgânico junto com o reciclável, além de outros materiais.
O saco verde com as novas informações começará a ser distribuído gradativamente a partir do dia 20 de novembro.
Campanha do Saco Verde busca conscientizar sobre material reciclável
O Samae de Jaraguá do Sul mantém o Programa de Coleta Seletiva Saco Verde. A média de materiais recolhidos pelo Programa foi de 19%, mas o potencial é muito maior, segundo o gerente de Resíduos Sólidos, Deverson Simioni.
A autarquia vinculada à Prefeitura recolhe, em média, 630 toneladas de material reciclado por mês, mas de “material bom”, são cerca de 400 toneladas. Todo o material segue para 12 cooperativas credenciadas que envolvem em torno de cem pessoas, que fazem a triagem, dão a destinação correta e auferem resultados financeiros para os cooperados.
O Samae está realizando campanha de orientação, junto com a nova tipagem impressa no saco verde, que começa a ser distribuída na segunda quinzena de novembro. É reciclado plástico, papel e papelão, vidro, metal, isopor e óleo de cozinha dentro de garrafas pet.
Não pode (deve ir para o lixo comum ou política reversa) papel higiênico e fraldas, restos de alimentos, adesivos, roupas, panos e tecidos, pilhas e baterias e lâmpadas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline