Brasil

Equipe da Prefeitura retorna após 23 dias no RS

Grupo de nove servidores auxiliou na desobstrução de estradas, entrega de alimentos e medicamentos na cidade de Roca Sales, que foi adotada por Jaraguá do Sul

11/06/2024

Após 23 dias no Rio Grande do Sul, ajudando na recuperação de Roca Sales, no Vale do Taquari – cidade gaúcha que foi adotada por Jaraguá do Sul – os nove servidores da Secretaria de Obras retornaram nesta semana.

 

O grupo voltou com muitas histórias e a certeza da contribuição para o recomeço do pequeno município, devastado pela enchente.

Roca Sales: Equipe da Prefeitura retorna após 23 dias no RS

Roca Sales: Equipe da Prefeitura retorna após 23 dias no RS

O trabalho com as máquinas e equipamentos, e a ajuda com donativos foi prestado em várias localidades de uma das regiões mais afetadas no RS. A primeira medida adotada foi liberar os acessos a hospitais, escolas e outros equipamentos públicos.

E também às empresas, granjas, abatedouros e frigoríficos, para que os insumos pudessem chegar. Apesar de ser um município de pequeno porte, Roca Sales é grande em extensão.

Roca Sales: Equipe da Prefeitura retorna após 23 dias no RS

Roca Sales: Equipe da Prefeitura retorna após 23 dias no RS

A desobstrução das vias foi imprescindível para desenvolver outras ações de reconstrução, atendimento e até de busca e salvamento. “Percorremos até 150 km dentro do município, sem saber se conseguiríamos voltar pois havia muitas quedas de barreiras”, contou Jorge Inácio de Andrade que integrou a força-tarefa.

O grupo também levou medicamentos à várias pessoas isoladas e sem comunicação. A ajuda humanitária oferecida por Jaraguá do Sul foi de extrema importância. “Em determinado momento a maior demanda era por lanternas e velas.

E também nos pediam notícias de como estava a situação. Foi uma experiência incrível em todos os aspectos”, disse.

Para além das dificuldades enfrentadas pelos envolvidos direta e indiretamente no episódio, ficaram as lições de solidariedade e capacidade de reação e articulação no enfrentamento à catástrofes climáticas. “É algo que infelizmente pode acontecer, e precisamos estar preparados”.

De acordo com um relatório da Cruz Vermelha Brasileira, durante 29 dias de intensa atividade, foram doadas 1.265,87 toneladas de produtos, beneficiando 791.754 pessoas no Rio Grande do Sul.

 

A operação de ajuda humanitário mobilizou recursos, voluntários e veículos para distribuir uma ampla gama de itens essenciais, incluindo alimentos, água, roupas, produtos de higiene, e itens de conforto.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x