Esportes

Resumo da Copa: Nova Zelândia surpreende a Noruega na estreia e vence pela primeira vez em um mundial

Espanha atropela Costa Rica por 3 a 0 mesmo poupando Alexia Putellas, a melhor jogadora do mundo atualmente

22/07/2023

A Copa do Mundo Feminina de 2023 começou com um resultado surpreendente. A anfitriã Nova Zelândia bateu a Noruega por 1 a 0 e conquistou sua primeira vitória na história dos Mundiais. Wilkinson, com grande atuação, marcou o único gol da partida, que abriu o torneio em Auckland, na Nova Zelândia.

No outro jogo do Grupo A, Suíça derrotou a Filipinas por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Bachmann, de pênalti, e Piubel. Na tabela, o time suíço está em primeiro com três pontos, assim como a Nova Zelândia, atrás pelo saldo de gols. Em terceiro e quarto estão Noruega e Filipinas, para completar a chave.

A coanfitriã da Copa do Mundo Feminina, Austrália estreou com vitória em Sydney. Na partida de abertura do grupo B, as Matildas derrotaram a Irlanda por 1 a 0, com gol de pênalti de Catley, aos seis minutos do segundo tempo. O time conta com o desfalque da capitã e estrela Sam Kerr, que está com uma lesão na panturrilha.

Sam Kerr fora de ação em Austrália x Irlanda. | Foto: EFE/Mark Evans

Para abrir o torneio que promete ter a melhor média de público da história das Copas do Mundo Femininas, a torcida marcou presença no Eden Park, o estádio nacional do futebol neozelandês. Foram 42.137 torcedores presentes na abertura do Mundial, configurando o maior público de uma partida de futebol na história da Nova Zelândia.

O jogo Austrália x Irlanda também estabeleceu novo recorde de público de uma partida de futebol feminino na Austrália. O Estádio Olímpico de Sydney recebeu 75.784 pessoas. Logo a segunda partida desta edição da Copa do Mundo Feminina contou com a árbitra Edina Alves, que teve boa atuação, marcando corretamente o pênalti que originou o único gol do jogo. As assistentes Neuza Back e Leila Cruz completaram o trio.

Futebol: Árbitra do Oeste de Santa Catarina faz história na Copa do Mundo Feminina 2023

Ainda no Grupo B, Canadá e Nigéria empataram em 0 a 0 na madrugada desta sexta-feira (21), em Melbourne, na Austrália. A seleção canadense teve a grande chance do jogo, em pênalti cobrado por Sinclair, mas Nnadozie defendeu a cobrança e evitou a derrota nigeriana. A goleira foi o destaque da partida, com grandes defesas, além do pênalti que defendeu.

Grupo C e D

Na madrugada desta sexta-feira (21), a Espanha não tomou conhecimento da Costa Rica na primeira partida do Grupo C e venceu por 3 a 0. As espanholas deram mostras de seu favoritismo, já que além de tudo tiveram sua principal jogadora, Alexia Putellas, no banco até a etapa final. Os gols da partida foram anotados por Del Campo (contra), Aitana Bonmatí e Esther González.

Lance de jogo da seleção espanhola. | Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Abrindo a madrugada de partidas do mundial, o Japão goleou a Zâmbia por 5 a 0. Até agora, este foi o placar mais elástico da primeira rodada da Copa do Mundo de 2023. Dos cinco gols do Japão, apenas o primeiro foi marcado no 1º tempo, os outros quatros aconteceram todos na segunda etapa do duelo.

Com isso, a seleção japonesa lidera o Grupo C da Copa do Mundo Feminina, seguida por Espanha, Costa Rica e Zâmbia. Em seguida, pelo Grupo D do Mundial, a Inglaterra não encontrou vida fácil para enfrentar o Haiti.

A equipe inglesa comemora o gol. | Foto: Patrick Hamilton

Após cobrança de pênalti, Georgia Stanway balançou a rede e fez o único gol da partida. O Hiati pressionou pelo empate, mas não conseguiu marcar e saiu com a derrota na estreia da Copa do Mundo Feminina.

Fechando a manhã de sábado (22), também pelo Grupo D do Mundial, Dinamarca e China se enfrentaram. A vitória era muito importante e, em caso de dois gols de diferença, a seleção vitoriosa assumiria a liderança do grupo com mais tranquilidade.

Dinamarca comemora gol sobre a China. | Foto: Will Russell/Getty Images

O duelo da Copa do Mundo Feminina se encaminhava para um empate sem gols, até que aos 44 do segundo tempo, a Dinamarca faz o gol da vitória com Vangsgaard. Com isso, a Inglaterra caiu para a segunda colocação na classificação do Grupo D no Mundial.

Futebol: Na última rodada desta fase, Juventus encara o Guarani de Palhoça em casa pela Série B

Jasc: Atletismo e taekwondo conquistam as primeiras medalhas de Jaraguá do Sul

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x