Esportes

Resumo da Copa: Inglaterra sofre, mas supera a Nigéria nos pênaltis e vai às quartas de final

Foi no sufoco, mas a Inglaterra conseguiu evitar que a zebra reaparecesse na Copa do Mundo Feminina. As atuais campeãs europeias sofreram para confirmar o favoritismo diante da Nigéria, mas garantiram a classificação para as quartas de final em disputa de pênaltis, por 4 a 2, depois de empate sem gols no tempo normal e na prorrogação na manhã desta segunda-feira (7), em Brisbane.

Agora, as inglesas aguardam a definição do adversário na próxima fase, que virá do duelo entre Colômbia e Jamaica, as duas equipes se enfrentam na madrugada desta terça-feira (8), às 5h (de Brasília). O confronto pelas quartas de final será no sábado (12), às 7h30, em Sydney.

A Inglaterra tentou demonstrar as razões para seu favoritismo no primeiro tempo e conseguiu se impor, criando chances e vendo boas intervenções da goleira Earps. Na etapa final, quando se esperava um aumento de ritmo das inglesas em busca da vitória, o cenário foi oposto: a Nigéria cresceu e começou a ameaçar as europeias, deixando o jogo em aberto em seus momentos decisivos.

A cinco minutos do fim do tempo regulamentar, um lance isolado acabou mudando ainda mais o rumo do jogo. Lauren James, um dos destaques da Copa do Mundo, foi expulsa diretamente depois de dar um pisão em Alozie após disputa de bola. Inicialmente, a árbitra mostrou só o cartão amarelo, mas o VAR chamou a revisão e a juíza considerou que o lance foi proposital.

Nigerianas lamentam eliminação diante de inglesas. | Foto: Reuters

O duelo acabou empatado no tempo normal e foi para a prorrogação, quando a Inglaterra precisou mudar de estratégia e atuar de forma mais conservadora. A Nigéria, que já dava sinais de cansaço, passou a ficar mais com a bola e, apesar de não conseguir implementar tanto volume ofensivo, criou chances de abrir o placar. As inglesas, por sua vez, nem finalizaram nos 30 minutos de tempo extra.

Com a manutenção do 0 a 0 na prorrogação, a decisão foi para a disputa de pênaltis, a segunda das oitavas de final desta edição da Copa do Mundo Feminina. A disputa já começou com um erro: Stanley abriu cobrando para a Inglaterra e chutou para fora, ao lado do gol. Na sequência, porém, Desire fez igual: tirou demais do alvo e bateu para fora.

Beth England converteu sua cobrança e viu a Inglaterra ficar em vantagem depois que Alozie isolou seu pênalti. Depois, Rachel Daly e Ajibade acertaram o alvo, assim como Greenwood e Ucheibe, deixando o placar em 3 a 2. Então, coube a Chloe Kelly cobrar o pênalti decisivo, que assegurou a classificação da Inglaterra para as quartas de final.

Equipe australiana

O sorriso de Sam Kerr diz tudo. No confronto de estreia de sua principal atleta, a Austrália venceu a Dinamarca por 2 a 0 e está nas quartas de final da Copa do Mundo feminina pela quarta vez na história.

As coanfitriãs contaram com o brilho de Foord e Raso, que marcaram os gols responsáveis por eliminar a Dinamarca de Pernille Harder. A Austrália aguarda o vencedor de França x Marrocos para saber qual equipe enfrentará nas quartas de final da Copa feminina.

Caitlin Foord levantou a cabeça pelos poucos milímetros necessários para mirar as costas da goleira Christensen e mandar a bola para estufar as redes do Olímpico de Sidney. A meio-campista foi letal no contra-ataque, com o auxílio do belo passe de Fowler, e comandou o ataque da Austrália, sendo a melhor jogadora em campo na classificação das Matildas às quartas de final.

Gol da Austrália marcado por Caitlin Foord contra a Dinamarca. | Foto: Reuters/Carl Recine

Sam Kerr abriu o sorriso no banco de reservas quando soube: chegou a vez dela. Depois de uma lesão e 350 minutos de espera, a principal atleta da Austrália enfim fez sua estreia na Copa. Entrou sorrindo, cumprimentando as companheiras, com a braçadeira de capitã e sedenta para deixar o dela. O gol não saiu, mas a estreia deixa o caminho livre para a presença da atacante do Chelsea no mata-mata do mundial.

Sam Kerr estreia na Copa substituindo Hayley Raso em Austrália x Dinamarca. | Foto: Reuters/Carl Recine

Enquanto Sam Kerr aguardava para entrar, foi Hayley Raso quem balançou as redes, momentos antes de sair de campo. A atacante do Real Madrid deu o último toque do lance construído com Fowler e Cooney-Cross para balançar as redes e fazer o 2 a 0.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Felipe Junior

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Recent Posts

7ª Osterpark chega ao último fim de semana em Jaraguá do Sul

Os organizadores esperam uma grande movimentação de pessoas no próximo final de semana, que é…

2 horas ago

Feira de adoção neste sábado (12) na Praça Ângelo Piazera

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama),…

2 horas ago

Futsal: Copa do Brasil define os confrontos das oitavas de final

Com a eliminação do Jaraguá, quatro times da LNF se mantêm no torneio

2 horas ago

Poliesportivo: Guaramirim terá um fim de semana movimentado

A cidade participa de torneios no futsal, vôlei e tênis de mesa na região

3 horas ago

Moradores do Boa Vista encontram vestígios de rituais religiosos em cachoeira da comunidade

População denuncia poluição ambiental e pede mais respeito com a natureza e o espaço público

4 horas ago

This website uses cookies.