Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Resumo da Copa: Inglaterra sofre, mas supera a Nigéria nos pênaltis e vai às quartas de final
Sam Kerr estreia, Austrália vence Dinamarca e avança na Copa do Mundo Feminina
07/08/2023
Foi no sufoco, mas a Inglaterra conseguiu evitar que a zebra reaparecesse na Copa do Mundo Feminina. As atuais campeãs europeias sofreram para confirmar o favoritismo diante da Nigéria, mas garantiram a classificação para as quartas de final em disputa de pênaltis, por 4 a 2, depois de empate sem gols no tempo normal e na prorrogação na manhã desta segunda-feira (7), em Brisbane.
Agora, as inglesas aguardam a definição do adversário na próxima fase, que virá do duelo entre Colômbia e Jamaica, as duas equipes se enfrentam na madrugada desta terça-feira (8), às 5h (de Brasília). O confronto pelas quartas de final será no sábado (12), às 7h30, em Sydney.
A Inglaterra tentou demonstrar as razões para seu favoritismo no primeiro tempo e conseguiu se impor, criando chances e vendo boas intervenções da goleira Earps. Na etapa final, quando se esperava um aumento de ritmo das inglesas em busca da vitória, o cenário foi oposto: a Nigéria cresceu e começou a ameaçar as europeias, deixando o jogo em aberto em seus momentos decisivos.
A cinco minutos do fim do tempo regulamentar, um lance isolado acabou mudando ainda mais o rumo do jogo. Lauren James, um dos destaques da Copa do Mundo, foi expulsa diretamente depois de dar um pisão em Alozie após disputa de bola. Inicialmente, a árbitra mostrou só o cartão amarelo, mas o VAR chamou a revisão e a juíza considerou que o lance foi proposital.
O duelo acabou empatado no tempo normal e foi para a prorrogação, quando a Inglaterra precisou mudar de estratégia e atuar de forma mais conservadora. A Nigéria, que já dava sinais de cansaço, passou a ficar mais com a bola e, apesar de não conseguir implementar tanto volume ofensivo, criou chances de abrir o placar. As inglesas, por sua vez, nem finalizaram nos 30 minutos de tempo extra.
Com a manutenção do 0 a 0 na prorrogação, a decisão foi para a disputa de pênaltis, a segunda das oitavas de final desta edição da Copa do Mundo Feminina. A disputa já começou com um erro: Stanley abriu cobrando para a Inglaterra e chutou para fora, ao lado do gol. Na sequência, porém, Desire fez igual: tirou demais do alvo e bateu para fora.
Beth England converteu sua cobrança e viu a Inglaterra ficar em vantagem depois que Alozie isolou seu pênalti. Depois, Rachel Daly e Ajibade acertaram o alvo, assim como Greenwood e Ucheibe, deixando o placar em 3 a 2. Então, coube a Chloe Kelly cobrar o pênalti decisivo, que assegurou a classificação da Inglaterra para as quartas de final.
Equipe australiana
O sorriso de Sam Kerr diz tudo. No confronto de estreia de sua principal atleta, a Austrália venceu a Dinamarca por 2 a 0 e está nas quartas de final da Copa do Mundo feminina pela quarta vez na história.
As coanfitriãs contaram com o brilho de Foord e Raso, que marcaram os gols responsáveis por eliminar a Dinamarca de Pernille Harder. A Austrália aguarda o vencedor de França x Marrocos para saber qual equipe enfrentará nas quartas de final da Copa feminina.
Caitlin Foord levantou a cabeça pelos poucos milímetros necessários para mirar as costas da goleira Christensen e mandar a bola para estufar as redes do Olímpico de Sidney. A meio-campista foi letal no contra-ataque, com o auxílio do belo passe de Fowler, e comandou o ataque da Austrália, sendo a melhor jogadora em campo na classificação das Matildas às quartas de final.
Sam Kerr abriu o sorriso no banco de reservas quando soube: chegou a vez dela. Depois de uma lesão e 350 minutos de espera, a principal atleta da Austrália enfim fez sua estreia na Copa. Entrou sorrindo, cumprimentando as companheiras, com a braçadeira de capitã e sedenta para deixar o dela. O gol não saiu, mas a estreia deixa o caminho livre para a presença da atacante do Chelsea no mata-mata do mundial.
Enquanto Sam Kerr aguardava para entrar, foi Hayley Raso quem balançou as redes, momentos antes de sair de campo. A atacante do Real Madrid deu o último toque do lance construído com Fowler e Cooney-Cross para balançar as redes e fazer o 2 a 0.
Ciclismo: Atletas jaraguaenses sobem ao pódio no Catarinense de Estrada
Resumo da Copa: Por milímetros, Suécia vence nos pênaltis e elimina EUA nas oitavas
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp