Restauro do Casarão Emmendoerfer já muda o cenário do centro
Restauro está se encaminhando para a finalização. A casa ficou por anos abandonada e em ruínas e um mecenas da cidade decidiu bancar a obra
06/09/2024
O Casarão Emmendoerfer, patrimônio histórico de Jaraguá do Sul, que foi doado por Lucila Emmendoerfer para a Ação Social, mantenedora do Centro Educacional Constância Piazera está com as obras de restauro se encaminhando para a finalização. Ficou por anos abandonado e em ruínas e um mecenas da cidade decidiu bancar o restauro, cujo projeto foi desenvolvido pela empresa Mattedi Arquitetura.
A família Emmendoerfer veio para Jaraguá em 1910, primeiramente José e sua esposa com o filho Rodolfo e os irmãos Floriano e Adolfo, solteiros, e os pais. O pai Sebastian era natural da região de Baden, na Alemanha.
Em 1912, um belo sobrado já despontava no Distrito de Jaraguá, servia de residência, comércio e hotel. Os registros contam que ali funcionava uma fábrica de bombons, de 1912 a 1942, e fábrica de refrigerantes no imóvel. Ali foi instalada, também, uma fábrica de venezianas em 1917. Por um período, parte da construção foi locada para a “Pharmácia Nova”.
No pavimento superior celebrou-se a primeira missa na sede do Distrito, quando chegaram os padres Henrique Meller e Pedro Francken.
Consta, ainda, que na sala do sobrado havia uma pintura do pastor Wilhelm Kopmann, que ali reproduziu duas vistas de Jaraguá do Sul, de 1913: a balsa que baldeava viaturas de passagem por Jaraguá via Blumenau e vice-versa, e as raras habitações vistas aquém da margem do rio.
Em 1918, José Emmendoerfer fez alterações na edificação.
Em 1960, a propriedade estava no nome da filha Lucila, quando foi ampliada e construída a lavanderia.
As imagens têm espaço de um ano, quando estava iniciando o restauro e agora. Dentro de pouco tempo as obras estarão concluídas para uso da Ação Social, à finalidade a ele destinado.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline