Jaraguá do Sul

Regramento para veículos autopropelidos é cobrado na Câmara Municipal

Regramento para veículos autopropelidos é cobrado na Câmara Municipal. O município ainda não regulamentou o uso

06/02/2025

Regramento para veículos autopropelidos é cobrado na Câmara Municipal – O vereador Delegado Mioto, da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, fez um pronunciamento na sessão de terça-feira (4) destacando o crescimento do número de veículos autopropelidos – como patinetes, monociclos e overboards elétricos com motor de propulsão de até 1000 W – e a necessidade de regulamentação para essa categoria.

“Posso elencar nove acidentes recentes envolvendo esses patinetes, conduzidos por crianças, adolescentes e idosos”, afirmou o parlamentar, citando casos ocorridos em Jaraguá do Sul. Mioto apontou que é visível o aumento gradativo desse tipo de veículo nas ruas da cidade.

 

Regramento para veículos autopropelidos

ilustrativa

 

Apesar de já contar com a lei de micromobilidade, aprovada em abril de 2024, o município ainda não regulamentou o uso desses veículos autopropelidos. O vereador afirmou que o objetivo não é restringir o uso, mas sim garantir maior segurança ao utilizá-los. “Para que todos entendam como se deve andar, como se deve respeitar”, explicou.

Mioto ressaltou os benefícios dos veículos autopropelidos, como a diminuição do fluxo nas vias da cidade e o incentivo ao uso de energias limpas. Sua fala foi complementada pelos vereadores Almeida, Reinke, Gadotti e Schappo, que também reforçaram a necessidade de um regramento para evitar o uso incorreto desses veículos nos espaços públicos e reduzir o risco de acidentes.

 

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x