Para a lavação dos mesmos com equipamentos de alta pressão ou mangueiras, o prazo se estende até 28 de outubro. Após essa data, a limpeza só poderá ser feita manualmente, utilizando baldes e panos. Essas orientações são válidas para o Cemitério Afonso Prüsse, do Centro, e o Cemitério Municipal do bairro Vila Amizade. Os demais cemitérios da cidade estão sob responsabilidade das comunidades locais, principalmente religiosas.
Reforma e limpeza de túmulos e jazigos têm data limite
A Vigilância Epidemiológica também reforça a importância de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, durante as homenagens no Dia de Finados. Recomenda-se o uso de vasos de flores adequados, disponíveis em floriculturas, que dificultam o acúmulo de água. Outra opção é perfurar o fundo dos vasos comuns para garantir o escoamento da água. O uso de pratos embaixo dos vasos é proibido, assim como plásticos em volta das flores, que podem favorecer a proliferação do mosquito.
O Cemitério Municipal de Jaraguá do Sul, do Centro, estará fechado nesta terça-feira (22) das 7h30 às 11h, para ação de rotina no combate ao mosquito Aedes aegypti. A reabertura do cemitério ocorrerá no período. Outra data importante a ser observada neste período, é o dia 28 de outubro, quando encerra o prazo para que sejam feitos os reparos nos túmulos ou jazigos, como ampliações, reformas, pinturas e outro tipo de obra mais extensa.
De 28 de outubro até 1° de novembro é o período para limpeza geral e retirada dos materiais de construção utilizados em reformas. O dia 2 de novembro é reservado única e exclusivamente para as homenagens e eventuais sepultamentos. O diretor de administração da Prefeitura, Valdeci Oliveira da Silva, orienta quem deseja fazer algum tipo de melhoria em sepulturas nos cemitérios administrados pelo município, para que retirem a autorização na Central de Serviços Funerários, na Rua Reinoldo Rau, 550.
“Já para manutenções pintura e limpezas com mangueiras e baldes não há necessidade de autorização”, afirma. A intenção é proporcionar um ambiente mais organizado durante o Dia de Finados.
Outra preocupação é quanto aos recipientes e embalagens utilizados para depositar flores sobre os túmulos. “Não é permitido o uso de embalagens que podem acumular água. Imediatamente após as homenagem do Dia de Finados, faremos a retirada de todo tipo de material que possa favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças”, disse.
Quer saber mais sobre “Reforma e limpeza de túmulos e jazigos têm data limite” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Vitória controla jogo na Argentina e fica no empate com o Defensa y Justicia
São Paulo abre 2 a 0, mas deixa vitória escapar e empata com o Alianza…
Athletico vence o Criciúma e mantém 100% de aproveitamento
Crematório Catarinense comunica
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina…
This website uses cookies.