Educação

Rede municipal tem previsão de abrir 600 vagas na educação infantil

Rede municipal de ensino conta com 4.316 crianças matriculadas no berçário e no maternal e deve ampliar este número com a abertura de mais vagas

06/09/2024

A rede municipal de ensino conta com 4.316 crianças matriculadas no berçário e no maternal e deve ampliar este número com a abertura de mais vagas, por conta de novas construções e ampliações de centros de educação infantil, praticamente suprindo a fila de espera, que é em torno de seiscentas crianças até três anos de idade.

 

No bairro João Pessoa, o CMEI Cecília Karsten, que atende também a pré-escola, será exclusivo para berçário e maternal com a inauguração da nova escola municipal, em fase de conclusão e que vai dividir a concentração de alunos da Escola Machado de Assis.

 

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Rede municipal de ensino conta com 4.316 crianças matriculadas no berçário e no maternal e deve ampliar este número com a abertura de mais vagas

 

O novo estabelecimento e mais a Machado de Assis vão acolher crianças da pré-escola até o 9º ano do ensino fundamental. Assim, de acordo com a secretária de Educação, Iraci Müller, o CMEI Cecília Karsten será ampliada e deve atender até 150 crianças exclusivamente do berçário e maternal.
O CMEI Rita de Cácia Ramos da Silva de Quadra, no Czerniewicz, antigo Dente de Leite, está sendo finalizado e abrirá 180 vagas na educação infantil. No Jaraguá 84, o CMEI Valdir Theilacker está sendo reformado e ampliado e vai abrir mais 80 vagas.

 

E no Ilha da Figueira, a nova creche que será aberta em 2025 terá capacidade para 380 crianças, sendo a maior de Jaraguá do Sul. A previsão para o próximo ano é de cerca de 600 novas vagas na rede municipal.

 

Mais de 632 mil crianças aguardam vagas em creches da rede pública, mostra estudo

 

Em todo o Brasil, 632.763 crianças aguardam por uma vaga em creches da rede pública. Em quase metade dos municípios brasileiros (44%), há crianças em fila de espera para fazer a matrícula na educação infantil. Os dados são do levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas, feito pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil).

 

O estudo reúne informações sobre o acesso da população à educação infantil, que vão auxiliar na criação de um plano de ação voltado à expansão da oferta de vagas nessa etapa de ensino no país. As conclusões do estudo, realizado entre 18 de junho e 5 de agosto, foram divulgadas na terça-feira (27).

 

Todos os 5.569 municípios e o Distrito Federal responderam ao levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas, feito em 48 dias.

 

Dos municípios, 2.445 (44%) têm fila de espera nessa etapa; 7% não fizeram essa identificação de falta de vagas; e 184 (3%) não têm creche, segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2023.

 

Ao considerar exclusivamente o total de cidades com filas de espera em creches, 88%, 2.160 cidades, relatam que o principal motivo é a falta de vagas.

 

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