Rede Feminina abre domingo a programação do Outubro Rosa
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul programa o Outubro Rosa com o tema “Motivando hábitos que vêm para o bem”
27/09/2024
“Motivando hábitos que vêm para o bem” é o tema da programação do Outubro Rosa, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, que terá a abertura oficial neste domingo, 29 de setembro, com missa às 19h, na Igreja Matriz São Sebastião e, às 20h30min, o acendimento das luzes na sede da entidade. “Será um mês cheio de atividades”, disse Gisela Marodin, na apresentação junto à Câmara de Dirigentes Lojistas, na quarta-feira, junto com as voluntárias Emília Alquini e Fernanda Pereira.
A entidade abre espaço para divulgação e apoio à causa da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O presidente Paulo Schwartz, da CDL, disse que a Rede Feminina é uma entidade exemplar, formada por 80 voluntárias, que se dedica à prevenção de uma das doenças que mais atinge mulheres. “Tem o total apoio da nossa entidade”, disse.
No primeiro sábado de outubro (5), das 8h30 ao meio dia, tem o pedágio solidário em diversos semáforos; no dia 19, no período da manhã, terá a Prevenção na Praça (Ângelo Piazera) e, no dia 27, às 9h, o inédito passeio ciclístico, na Via Verde, que substitui a tradicional caminhada.
Durante o “Mês D”, a RFCC ofertará ecografia mamária a todas as mulheres residentes em Jaraguá do Sul que fizerem o preventivo durante outubro na entidade e necessitarem do exame. Também as voluntárias farão palestras em empresas e entidades e nas Unidades Básicas de Saúde, orientação sobre prevenção e distribuição de material informativo.
A ação Rede Parceira prestará apoio e incentivo a atividades realizadas por empresas, associações e entidades que visem a prevenção da doença e o apoio à causa. No Shopping, venda de produtos e distribuição de material informativo, como também placas com frases em canteiros.
A Rede Feminina também está comercializando produtos para arrecadação de recursos para a sua manutenção, como camisetas, bonés, canetas, viseiras, bótons e outros.
Em Jaraguá, 41 morreram de câncer de mama e de colo do útero em 2023
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, e também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, e o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum.
Segundo a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Brasil registra 704 mil novos casos de cânceres a cada ano do triênio 2023/2025. De mama a estimativa é de 73.610 e de colo do útero 17.010. Em Santa Catarina, são 3.860 de mama e 880 de colo do útero.
Com dados do SUS e Instituto Nacional do Câncer, referente a 2022, houve no Brasil 19.103 mulheres que foram a óbito por câncer de mama, 259 mamas masculino e 6.983 de colo do útero.
Em Santa Catarina, relativo a 2023, houve 793 mortes por câncer de mama feminino e 16 masculinos e 268 de colo do útero.
E em Jaraguá do Sul, no ano passado, 30 mulheres morreram por câncer de mama, dois homens, e nove por câncer de colo do útero.
A mortalidade é de casos registrados no SUS, mas pode ser maior em razão de tratamentos da doença via convênios ou particulares.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline