Recursos do FIA garantem sequência e expansão do Centro Cultural da Apae
Recursos do FIA garantem sequência e expansão do Centro Cultural da Apae. É uma iniciativa voltada ao atendimento de crianças e adolescentes
24/01/2025
Recursos do FIA garantem sequência e expansão do Centro Cultural da Apae – A Apae assinou termo de fomento à continuidade e expansão do Projeto Centro Cultural, via Fundo da Infância e Adolescência (FIA), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina.
O Centro Cultural é uma iniciativa da Apae de Jaraguá do Sul voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Atraso Global do Desenvolvimento (AGD). Com foco nas modalidades de musicalização, artes visuais e expressão corporal, o projeto visa oferecer um ambiente estruturado para promover o desenvolvimento integral dos usuários.
Criado a partir da readequação de um imóvel em 2021, o Centro Cultural oferece atendimento artes, musicalização e expressão corporal. No entanto, até agora o espaço carecia de estrutura interna adequada, como móveis planejados e materiais pedagógicos essenciais para o pleno desenvolvimento das atividades.
Objetivo e impacto do projeto
O principal objetivo do projeto é equipar o Centro Cultural com móveis e materiais de qualidade, adaptados às demandas das modalidades de atendimento. A entidade busca criar um ambiente acolhedor e eficiente para ampliar o impacto positivo no desenvolvimento das crianças e adolescentes, sempre alinhado às melhores práticas pedagógicas e de assistência social.
Além disso, a iniciativa reforça a importância de espaços adequados para intervenções terapêuticas e pedagógicas, contribuindo diretamente para o bem-estar físico, mental e emocional dos atendidos.
Com um investimento total de R$ 213.213,10, o projeto será executado em fases, desde a aquisição de itens e organização do espaço até a implementação e acompanhamento dos resultados.
Termo de fomento via FIA assegura implantação do Centro de Materiais da Apae
A Apae de Jaraguá do Sul assinou Termo de Fomento que visa a implantação de um Centro de Materiais para atendimento técnico e pedagógico. Esta iniciativa representa um importante avanço no processo de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
O projeto, que conta com o apoio das leis de incentivo do Governo de Santa Catarina por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) administrado pelo CEDCA SC (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), tem como objetivo principal a criação de um espaço dedicado à organização e ao uso eficiente de materiais didáticos e lúdicos. Estes recursos são essenciais para promover o desenvolvimento de crianças com Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Atraso Global do Desenvolvimento (AGD).
Centro de Materiais
O Centro de Materiais permitirá a implantação de uma metodologia de rodízio dos materiais entre os profissionais, visando a otimização dos recursos e a melhoria no atendimento. Este projeto inclui a criação de uma estrutura específica para a organização e controle dos materiais.
Em nota, a Apae de Jaraguá do Sul ressalta a importância desta iniciativa, especialmente devido ao aumento contínuo da demanda por atendimentos especializados. A entidade busca constantemente a sustentabilidade dos serviços ofertados, e este projeto contribuirá significativamente para a qualidade do atendimento oferecido às crianças e adolescentes.
Com a abertura da unidade II no bairro Tifa Martins, em 2022, a necessidade de novos materiais tornou-se ainda mais evidente. A dinâmica do Centro de Materiais permitirá uma melhor utilização dos recursos disponíveis, garantindo que os profissionais tenham acesso a equipamentos
adequados para realizar atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças.
“Estamos muito empolgados com a implantação do Centro de Materiais. Esta iniciativa não só otimizará os custos, mas também proporcionará um ambiente mais rico e estimulante para o desenvolvimento dos nossos atendidos. Agradecemos a todos os envolvidos por tornarem este sonho uma realidade”, declarou a diretora Pricila Lorentz Müller.
O projeto beneficiará a totalidade dos atendidos na Apae Unidade II, proporcionando a eles mais desenvolvimento e inclusão social.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaraguá do Sul é uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços de habilitação e
reabilitação para crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e outras condições de desenvolvimento.
Ela visa promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de seus atendidos através de programas de assistência social, educacionais e de saúde.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline