Santa Catarina

Jaraguá do Sul é o 12º no ranking da competitividade no Brasil mostra estudo

Ranking de Competitividade dos Municípios apresenta Florianópolis como a cidade mais competitiva do Brasil

22/08/2024

Pela segunda vez consecutiva, Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, que é elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Gove e a Seal. Todos os resultados do levantamento foram apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

 

Em Santa Catarina, além da capital em primeiro lugar, há outros municípios que figuram em boas colocações no ranking nacional, como Jaraguá do Sul, que subiu cinco posições e está no 12º lugar e Balneário Camboriú, que está em 14º lugar, caindo apenas uma posição, na comparação com 2023.

 

Ranking

O Sul teve 32 cidades entre as 100 de melhor desempenho. Avaliando todos os pilares, a região se destaca em qualidade da saúde, acesso à saúde, saneamento, capital humano, funcionamento da máquina pública e inovação e dinamismo econômico.

 

Também parte dos dados apresentados pelo CLP em Brasília, os dois rankings de sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) – são independentes entre si. Cada um deles traz uma abordagem e, por consequência, uma contribuição diferente para os governos e organizações. O município da região sul de maior destaque no Ranking ESG foi Balneário Camboriú, que ficou na terceira colocação geral. Na sequência, aparecem Maringá (6ª), Jaraguá do Sul (8ª com média de 84,38), Pato Branco (13ª), Florianópolis (14ª) e Curitiba (17ª).

 

Já no Ranking ODS, Florianópolis é a quinta colocada do levantamento, seguida por Jaraguá do Sul (7ª com média de 75,75), Balneário Camboriú (8ª), Maringá (14ª) e Porto Alegre (15ª).

 

 

Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios

 

 

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pela quinta vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O levantamento apresenta os resultados detalhados dos 404 municípios do país com mais de 80 mil habitantes.

 

O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras. São eles: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

 

 

Santa Catarina fica em segundo, atrás apenas de SP

 

 

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o Estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de SP. Já na região Sul do País o estado catarinense ficou em primeiro.
“São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro. Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello.

 

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília.

 

 

Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x