Recentemente, o governo anunciou que os brasileiros que já emitiram uma nova carteira de identidade podem instalar o RG Digital. Antes de tudo, a ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia do cidadão que pode ir a qualquer lugar sem ter um documento físico em mãos.
Em suma, acessar a versão digital é muito fácil. Para fazer isso todavia basta baixar o aplicativo no seu celular. Em seguida, confirme com o código QR. Mais detalhes estão disponíveis no texto abaixo, que preparamos para explicar melhor como funciona essa tecnologia inovadora.
Inicialmente, com efeito os cidadãos devem verificar se seu estado produziu documentos digitais. É importante destacar que cada unidade da União é responsável pelo cadastramento de seus cidadãos. Antes de tudo abaixo segue uma lista de estados onde o RG Digital pode ser baixado: Alagoas; Distrito Federal; Goiás; Pará; Paraíba; Rio de Janeiro e São Paulo. O app está disponível para iOS e Android.
Como já mencionado, a instalação do RG na versão digital é bem simples, basta seguir passo a passo
1. Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativos;
2. Clique na opção para adicionar RG;
3. Digitalize o código QR no verso do documento impresso;
4. Efetue o reconhecimento facial;
5. Crie uma senha para acessar documentos digitais;
No início do ano o governo federal introduziu um novo formato da Carteira Nacional de Identidade (CIN). Em meio a muitas mudanças, esteja atento às principais. Haverá verificação de documentos via código QR; Biometria obrigatória (impressões digitais humanos); Identificar se o proprietário é doador de órgãos; A cidadania dos cidadãos é exibida; Aceitação do código padrão internacional MRZ (o mesmo código está presente no passaporte); Presença de tipo sanguíneo e fator Rh no documento; Usando um número de inscrição individual de contribuinte (CPF) específico e Tornar os cartões de identificação nacionais padronizados em todo o país.
O novo RG terá o seguinte prazo de validade:
1. 0 a 12 anos: vida útil de 5 anos;
2. Dos 12 aos 60 anos: 10 anos;
3. A partir dos 60 anos com validade ilimitada.
Antes de mais nada, o Ministério da Economia indicou que o documento será emitido, inicialmente, apenas para brasileiros cujas informações do CPF serão atualizadas de acordo com as certidões. No entanto, vale ressaltar que nem todos os estados emita-se novos documentos. Quem não possui ou possui dados cadastrais incorretos pode utilizar os canais remotos da Receita Federal para sanar a situação. Futuramente, a Autoridade de Identidade do cidadão fará novos cadastros e atualizações do CPF.
Outrossim, em relação às alterações de CPF, o cidadão poderá acessar o site da Receita Federal mediante a apresentação dos seguintes documentos: selfie do rosto do requerente com documentos antigos; documento de identidade de um dos pais se menor; identificação oficial com foto; certidão de nascimento ou certidão de casamento e verificação de endereço.
Conteúdo publicado por Pronatec
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!!
A estrutura passou por reparos emergenciais, teve o madeiramento e uma viga de sustentação trocados
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Grêmio vence o Atlético Grau e Vasco da Gama bate o Puerto Cabello
Alvinegro sofre para furar retranca do Carabobo, mas abre a porteira com Patrick de Paula…
Com diversos erros de arbitragem, a ACBF vai enfrentar o Atlântico na segunda fase
This website uses cookies.