Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação
Quando o estudante é responsável por si
A heutagogia traz para o estudante a responsabilidade pela sua aprendizagem, possibilita e instigar que o estudante seja protagonista e busque no professor as orientações necessárias.
16/06/2021
O que é Heutagogia
O termo vem do grego: heuta – auto + agogus – guiar, o que deixaria o ensino aprendizagem uma ação de empatia e não impositivo, os currículos desenhados por eles e para ele, tornariam os ambientes de aprendizagem, escolares em espaços de convergência. Essa metodologia se aproximas mais dos melhores cenários para o desenvolvimento da educação.
Contratos de Aprendizagem
Essa metodologia proposta de ensino e aprendizagem cria uma cumplicidade entre alunos e professores, que juntos constroem uma trilha de aprendizagem, considerando currículos específicos para cada estudante. Ao construírem seus contratos os professores apresentam o currículo da matéria, e a partir desse passo ocorre a composição do currículo do aluno.
Aluno é o responsável
Essa ação transfere a responsabilidade sobre o caminho a seguir e seu tempo para o aluno, que, ao firmar o contrato com o professor, assume seus passos para sua aprendizagem. Uma das necessidades para realizar esse caminho é ter um currículo flexível, considerando a motivação dos alunos, adaptando-o as suas necessidades individuais. Dessa maneira podemos perceber que a educação se torna verdadeiramente significativa, o aluno é quem trilha sua educação, fazendo sentido ao que ele pretende.
Aprendizagem Atual
Esse modelo pedagógico apresenta o melhor dos cenários para educação, permiti aos professores educadores serem os orientadores do caminho para aprendizagem, saem do centro da sala de aula para o centro do processo de ensino aprendizagem. Em 2000 os teóricos, Stewart Hase e Chris Kenyon trouxeram a ideia da heutagogia, ou estudo da aprendizagem autodeterminada. Essa metodologia nasceu atual e interligada com o desenvolvimento tecnológico e para formação profissional, por acreditarem que o aluno capaz de desenvolver seu próprio estudo é o mesmo que corresponderá com as necessidades da indústria, principalmente no modelo 4.0 de indústria. Esse aluno será inovador, criativo, proativo, autônomo e preocupado com sua comunidade. Hoje percebe-se a aplicação dessa metodologia na educação em EAD, focado no momento e possibilidades do aluno, aliados aos usos das tecnologias.
Notícias relacionadas
Coluna: O que querem as mulheres?
Mas afinal, o que querem as mulheres?! A pergunta pode parecer simples de ser respondida, mas a resposta é complexa e depende do contexto, porque cada mulher tem suas características e necessidades específicas. Mas basicamente, todas elas querem ser ouvidas, respeitadas e valorizadas nos ambientes em que estão inseridas. E…
Coluna: Escola Antonieta vandalizada. Até quando?
Essa semana recebi fotos da fachada da Escola de Ensino Fundamental Antonieta de Barros, em pleno Centro de Florianópolis, situação que se perpetua há 16 anos, quando foi fechada por falta de manutenção. Fui procurada justamente porque no dia 11 de fevereiro publiquei, nesta coluna, o conto “Entrevistando Antonieta”. Nesse…