Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Quais os tipos de cebolas e como usá-las
Como não amar as cebolas? Então saiba que há vários tipos e diversos usos para cada uma delas!
02/11/2024
Como não amá-las? Pois é, por incrível que pareça há quem vire o rosto ao ver esse vegetal no tempero ou misturado na salada. Mas para quem a ama, saiba que há vários tipos e diversos usos para cada uma delas! Confira quais são:
Cebola amarela
Também chamada de “cebola pera”, é a mais comum nos lares paranaenses. Conhecida pelo sabor intenso e ácido, além de sua versatilidade, é ideal para o tempero da carne assada, molhos, sopas e refogados.
- Sabor: Forte e picante, mas fica doce quando cozida.
- Benefícios: Rica em flavonoides, que auxiliam na prevenção de doenças crônicas e podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Cebola roxa
Uma das mais saborosas e suaves, a amada cebola roxa é perfeita para se comer crua, principalmente em saladas e sanduíches. Também é ótima para caramelizar.
- Sabor: Suave, com um toque de doçura; ideal para saladas e pratos crus.
- Benefícios: Concentra altos níveis de antocianinas, que ajudam na prevenção do câncer e possuem efeitos antioxidantes potentes. Além disso, contribui para a redução do colesterol LDL.
Cebola branca
Com sabor bem forte, é indicada para deixar molhos e refogados com o gosto de cebola ainda mais forte.
- Sabor: Mais suave e levemente adocicada.
- Benefícios: Contém quercetina, um antioxidante que ajuda a reduzir inflamações, proteger o coração e apoiar a imunidade.
Cebola doce
Tem uma aparência similar à cebola amarela, com a diferença de que possui gosto adocicado e tem muita água. É muito usada para fazer receitas caramelizadas e empanadas – as famosas “onion rings”.
- Sabor: Muito doce e suave, menos picante do que outras.
- Benefícios: Tem antioxidantes e é ótima para quem prefere cebolas menos agressivas ao sistema digestivo, sendo ideal para uma digestão mais leve.
Chalota
Essa cebola pequena é perfeita para se usar em vinagretes, compotas e omeletes.
- Sabor: Mais delicada e adocicada, com toque de alho.
- Benefícios: É rica em antioxidantes e tem propriedades antimicrobianas, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e proteger contra infecções.
Principais Benefícios para a Saúde
- Antioxidantes: A presença de compostos como a quercetina e as antocianinas ajuda a combater os radicais livres, o que reduz o envelhecimento celular e o risco de doenças crônicas.
- Sistema Cardiovascular: Consumir cebola regularmente pode auxiliar na redução do colesterol LDL e na diminuição da pressão arterial.
- Sistema Imunológico: Os compostos sulfurosos presentes têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, contribuindo para a imunidade.
- Saúde Digestiva: Elas contêm fibras, que ajudam na digestão, e prebióticos, que favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal.
Adicionar diferentes tipos deste vegetal à dieta proporciona uma variedade de benefícios nutricionais, além de enriquecer o sabor das refeições.
Quer saber mais sobre “Estudante de Jaraguá do Sul é recordista catarinense no cubo mágico” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline