Na época, o Diário de Notícias afirmava que essa medida traria benefícios ao público, já que proporcionaria economia de energia.
Desse modo, nos anos seguintes a medida foi repetida sem regularidades. Contudo, a partir de 1985, ano marcado por uma seca histórica, o horário de verão passou a ser adotado anualmente, com duração e abrangência territorial definidas pelos decretos presidenciais.
Assim, em 2008, um decreto tornou o horário de verão permanente. Mas, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu a medida.
Confira, a seguir, quais são as vantagens do horário de verão:
Desse modo, especialistas do setor elétrico que defendem a volta do horário de verão. Isso porque argumentam que diante da gravidade de uma crise hidrelétrica, qualquer economia de energia é bem-vinda.
Além da economia de energia elétrica, o horário de verão estimula as vendas de comércio e bares, já que há uma hora a mais de luminosidade.
Há ainda, um terceiro argumento em favor do horário de verão, que é a segurança. De acordo com um estudo realizado em 2016, por pesquisadores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), os acidentes rodoviários entre 2007 e 2013 reduziram 10% nos estados em que o horário era adotado.
O horário de verão ainda faz com que mais pessoas saiam para fazer exercícios físicos no fim de tarde. Além disso, proporciona o melhor aproveitamento de espaços públicos.
Esse é um dos principais argumentos contrários a respeito do horário de verão, tendo em vista que diversas pessoas têm dificuldades para se adaptar à mudança. Isso porque essa dificuldade tem razões biológicas, já que mexe com a produção de hormônios como a melatonina e o cortisol. Esses hormônios são responsáveis por dar sono e despertar o corpo, respectivamente.
Além da dificuldade de adaptação, o horário de verão também afeta a agropecuária, já que o gado bovino, por exemplo, é sensível à mudança de horário das fazendas, tal situação pode até mesmo afetar a produtividade leiteira.
A terceira desvantagem da mudança de horário é que há uma dissincronia com os horários do país. Isso porque o Brasil tem quatro fusos horários: o de Brasília, que contempla as regiões Nordeste, Sudeste e o Sul e os estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal.
Além disso, há o de Fernando de Noronha (uma hpra à frente do horário de Brasília), o do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (uma hora atrás de Brasília). Por fim, o Acre e o oeste do Amazonas (duas horas atrás de Brasília).
VIa R7
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Athletico derrota Paysandu no Pará e Goiás ganha do Amazonas
Zion Berchtold está em Ponta Grossa-PR para a estreia da competição nacional
Crematório Catarinense informa
Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…
Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil
This website uses cookies.