Santa Catarina

Projeto de Lunelli sobre destinação de carcaças de animais aprovado

Projeto de lei do deputado Antídio Lunelli foi aprovado na terça-feira (17) na Assembleia Legislativa

19/07/2024

A implementação de um programa estadual para destinação das carcaças e dejetos dos animais mortos não abatidos por meio da utilização de biodigestores, compostagem tradicional, compostagem acelerada, incineração e demais meios tecnológicos permitidos. Este é o objetivo do projeto de lei do deputado Antídio Lunelli, aprovado na terça-feira (17) na Assembleia Legislativa.

 

Na justificativa do projeto, Antídio destacou que nos últimos 30 anos, o segmento pecuário brasileiro implementou alterações significativas na criação de animais que ampliaram a capacidade de produzir produtos de origem animal, atendendo à demanda crescente da população mundial.

 

“Um volume significativo de resíduos passou a ser gerados após essa intensificação e concentração da produção por parte dessas cadeias em curto período de tempo e, por isso, gerando a necessidade de encontrarmos soluções adequadas para mitigar os riscos que representam ao meio ambiente e ao sistema sanitário dessas cadeias”, destacou.

 

 

 

A iniciativa visa, ainda, incentivar os produtores catarinenses a destinarem corretamente as carcaças dos animais não abatidos e seus dejetos para minimizar os efeitos nocivos e os impactos ambientais causados pelo manejo impróprio. De acordo com dados do setor, a inexistência de um programa estadual sobre o tema resulta na perda de 940 mil toneladas de bovinos, 410 mil toneladas de aves, 320 mil toneladas de suínos e 10 mil toneladas de peixes por ano.

 

O projeto de Lunelli segue agora para sanção do governador Jorginho Mello.

 

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x