Brasil

Programa “Saco Verde” de Jaraguá do Sul foi apresentado no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

O programa recolhe 636 toneladas de resíduos sólidos por mês na cidade, 24 toneladas diárias

25/06/2021

O programa “Saco Verde” foi destaque no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), na terça-feira (22), em Brasília. Por medida de segurança sanitária, a direção do Samae optou por apresentar o programa por meio de uma sala virtual, feita pela gerente de resíduos sólidos, Morgana Decker.

Leia mais

Ela mostrou aos participantes do Congresso que por intermédio da distribuição de 200 mil sacos a cada cinco semanas, aliado a adesão dos moradores ao programa (92% dos munícipes dizem separar o lixo reciclável em suas residências, segundo pesquisa), Jaraguá do Sul recicla entre 26% a 30% dos resíduos sólidos recolhidos no município.

“Um dos mais altos índices do Brasil”, acrescentou.

O programa recolhe 636 toneladas de resíduos sólidos por mês na cidade, 24 toneladas diárias. Todo esse volume de material é coletado e separado por 11 cooperativas credenciadas, onde trabalham 120 pessoas. Para que a cooperativa esteja apta a se credenciar, precisa comprovar sua regularidade fiscal, administrativa, ambiental e operacional.

A gerente Morgana considerou o Congresso importante para a troca de experiências.

“E pudemos mostrar ao mundo o que estamos fazendo nessa área”, disse.

O evento discutiu temas como tendências e inovação, conscientização e educação, redução e reuso, reciclagem e compostagem.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x