Sem categoria

Professora polonesa se instala em Massaranduba para ensinar a língua

Ela já está instalada em Massaranduba e está se ambientando com a cidade

15/09/2023

Anna Cerazy, uma experiente professora com 36 anos de magistério, vinda da Polônia, encontra-se em Massaranduba, onde dentro de algumas semanas começa a ensinar a língua e a gramática para interessados no aprendizado. Ela já está instalada em Massaranduba e está se ambientando com a cidade, seus costumes e conhecendo descendentes com os quais tem conversado e surpreendida positivamente com a acolhida.

A sua vinda é uma parceria entre a Prefeitura/Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, com a ORPEG (Osrodek Rozwoju Polskiej Edukacji za Granica), Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior, vinculado ao Ministério da Educação e Ciência da Polônia, com o apoio do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, cuja titular é Martha Olkowska.

O município corre com alguma despesa para a sua manutenção, em princípio até 31 de maio de 2024. Isso faz parte do Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação e também do Plano Municipal de Cultura, tendo como meta “dar visibilidade e valorizar as diferentes culturas existentes no município”, com a continuidade e ampliação das aulas de línguas estrangeiras (alemão, italiano, polonês), buscando preservar a cultura dos primeiros colonizadores.

A professora Anna esteve na redação do JDV, acompanhada do professor e vereador Joanir Lewandowski, para uma apresentação. No Brasil são oito professores, em diferentes cidades dentro do projeto ORPEG. Ela já lecionou na Polônia e também na Letônia e Moldávia e é sua primeira experiência no Brasil. Essa se diz encantada com a acolhida que recebeu.

O plano de trabalho e de aula está sendo montado. Haverá três polos: Benjamin Constant (N. Senhora Auxiliadora), Guarani-Mirim (Escola Araci Duarte) e Ribeirão da Lagoa (Escola Maria Machado Kreutzfeld). Em cada polo haverá pessoas da comunidade, com conhecimento de polonês, para auxiliá-la, considerando que não fala a língua portuguesa.

Antes de iniciar as aulas, será feito um nivelamento com os inscritos, para avaliação do grau de conhecimento da língua polonesa. O professor Joanir Lewandowski tem acompanhado a sua colega Anna Cerazy nas questões legais e também nos contatos com a comunidade polonesa local.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x