Procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida atrai milhares à Via Verde
Procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida atrai milhares à Via Verde. O sábado, 12 de outubro, foi marcado no Brasil por duas celebrações significativas
15/10/2024
Procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida atrai milhares à Via Verde. O sábado, 12 de outubro, foi marcado no Brasil por duas celebrações significativas: o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Embora estas comemorações compartilhem a mesma data, a sua origem e significado diferem bastante.
A coincidência de data é relevante culturalmente e historicamente, mas as duas festividades têm propósitos e histórias independentes. A data é dedicada à veneração de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil desde 1930, por decreto do Papa Pio XI.
A escolha do dia se deve ao achado milagroso da imagem da santa no rio Paraíba do Sul, em 1717, por três pescadores. Em 1980, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Aparecida, o que culminou na oficialização da data como feriado nacional pelo então presidente João Batista Figueiredo.
Para os praticantes do catolicismo, Nossa Senhora Aparecida representa a fé e a devoção, remetendo à figura materna de Maria na cultura religiosa do país. Na região de Jaraguá do Sul foram inúmeras manifestações, em especial missas, carreatas e procissões.
O destaque ficou por conta da procissão fluvial da imagem por 20 embarcações. A saída ocorreu próximo da confluência dos rios Jaraguá e Itapocu, descendo até o ponto inicial da Via Verde, no Ilha da Figueira, em frente da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
A Via Verde foi tomada por fiéis e curiosos. Pela primeira vez na história houve procissão fluvial. A primeira embarcação trazia representação dos pescadores que resgataram a imagem no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, São Paulo.
Em seguida, a imagem da padroeira. No total foram 20 embarcações. O povo acompanhou pela Via Verde, reunindo uma multidão, até o ponto de desembarque e, em seguida, a procissão por terra até a igreja matriz, onde foi celebrada a missa.
A emoção tomou conta dos fiéis, que aplaudiam e rezavam. Foram momentos fortes de devoção mariana e que deve se repetir nos próximos anos. A novidade foi aprovada e deve ser incluída no calendário oficial de eventos da cidade.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline