Categories: Jaraguá do Sul

Prefeitura abre a Central de Atendimento Dengue no Parque de Eventos

A Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria da Saúde inicia nesta terça-feira (9), a Central de Atendimento Dengue, nas dependências do Estande de Tiro Olímpico, no Parque Municipal de Eventos. A iniciativa é mais uma resposta aos casos e sintomas de dengue que estão ocorrendo e que tem levado a lotação dos hospitais.

 

 

Uma estrutura foi montada no local para o acolhimento dos pacientes que são classificados de acordo com o risco da doença avaliado pelo médico e equipe de enfermagem. A classificação é feita por grau – A, B, C e D. Os casos mais leves são tratados no local, de acordo com a diretora de Assistência Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello.

 

Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria da Saúde inicia nesta terça-feira (9), a Central de Atendimento Dengue, nas dependências do Estande de Tiro Olímpico

O classificação A é de 70% dos casos e o paciente é atendido, faz os procedimentos como coleta de sangue e retorna para a residência para continuar a hidratação, depois de saber o resultado do hemograma. Na classificação B se faz a hidratação endovenosa no local, sob supervisão, por período mínimo de 4 horas.

 

 

Em qualquer estágio da doença é importante manter a hidratação no tratamento da dengue porque durante a doença ocorre a saída da parte líquida do sangue em diferentes graus e quantidades. Quando a pessoa se hidrata tenta repor o que perdeu, ou está perdendo.

 

Prefeitura abre a Central de Atendimento Dengue no Parque de Eventos

Nas demais classificações, quando o risco é maior, far-se-á o encaminhamento ao hospital. A diretora Amanda explica que uma ambulância estará à disposição para os casos de maior gravidade, ou dificuldade do paciente para a locomoção.

 

 

A Central de Atendimento Dengue foi criada para ajudar a reduzir o número de pessoas que procuram os hospitais. O atendimento será das 7h às 22h, valendo para crianças, adultos e gestantes.

 

 

No local existe 22 poltronas para acolher as pessoas com sintomas no atendimento inicial. Não existe prazo definido de funcionamento da Central, tudo vai depender da situação. O atendimento é de domingo a domingo.

 

A diretora de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Amanda Lemos, diz que não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não há nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue.

 

 

Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

JDV

Recent Posts

Comitê Gestor define data da Schützenfest; Paulo Chiodini será presidente

Comitê Gestor define data da Schützenfest; Paulo Chiodini será presidente. A data da 35ª Schützenfest…

2 horas ago

AMA realiza pedágio no sábado dentro da campanha Abril Azul

AMA realiza pedágio no sábado dentro da campanha Abril Azul. Happy Hour tradicional da entidade…

2 horas ago

Scar Jazz Big Band se apresenta em Guaramirim na segunda-feira

Scar Jazz Big Band se apresenta em Guaramirim na segunda-feira. Essa iniciativa faz parte do…

2 horas ago

Jaraguá vence ACBF pela Copa Brasil e decide na terça na Serra Gaúcha

Jaraguá vence ACBF pela Copa Brasil e decide na terça na Serra Gaúcha. A próxima…

2 horas ago

Município entrega instalações da Escola Vitor Meireles

Município entrega instalações reformadas e ampliadas da Escola Vitor Meireles. A Escola Vitor Meireles atende…

2 horas ago

Schroeder, Guaramirim e Massaranduba preparam os Feirões de Empregos

Schroeder, Guaramirim e Massaranduba preparam os Feirões de Empregos. No dia do evento, os interessados…

2 horas ago

This website uses cookies.