Prefeitura abre a Central de Atendimento Dengue no Parque de Eventos
Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria da Saúde inicia nesta terça-feira (9), a Central de Atendimento Dengue, nas dependências do Estande de Tiro Olímpico
09/04/2024
A Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria da Saúde inicia nesta terça-feira (9), a Central de Atendimento Dengue, nas dependências do Estande de Tiro Olímpico, no Parque Municipal de Eventos. A iniciativa é mais uma resposta aos casos e sintomas de dengue que estão ocorrendo e que tem levado a lotação dos hospitais.
Uma estrutura foi montada no local para o acolhimento dos pacientes que são classificados de acordo com o risco da doença avaliado pelo médico e equipe de enfermagem. A classificação é feita por grau – A, B, C e D. Os casos mais leves são tratados no local, de acordo com a diretora de Assistência Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello.
Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria da Saúde inicia nesta terça-feira (9), a Central de Atendimento Dengue, nas dependências do Estande de Tiro Olímpico
O classificação A é de 70% dos casos e o paciente é atendido, faz os procedimentos como coleta de sangue e retorna para a residência para continuar a hidratação, depois de saber o resultado do hemograma. Na classificação B se faz a hidratação endovenosa no local, sob supervisão, por período mínimo de 4 horas.
Em qualquer estágio da doença é importante manter a hidratação no tratamento da dengue porque durante a doença ocorre a saída da parte líquida do sangue em diferentes graus e quantidades. Quando a pessoa se hidrata tenta repor o que perdeu, ou está perdendo.
Prefeitura abre a Central de Atendimento Dengue no Parque de Eventos
Nas demais classificações, quando o risco é maior, far-se-á o encaminhamento ao hospital. A diretora Amanda explica que uma ambulância estará à disposição para os casos de maior gravidade, ou dificuldade do paciente para a locomoção.
A Central de Atendimento Dengue foi criada para ajudar a reduzir o número de pessoas que procuram os hospitais. O atendimento será das 7h às 22h, valendo para crianças, adultos e gestantes.
No local existe 22 poltronas para acolher as pessoas com sintomas no atendimento inicial. Não existe prazo definido de funcionamento da Central, tudo vai depender da situação. O atendimento é de domingo a domingo.
A diretora de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Amanda Lemos, diz que não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não há nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue.
Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Feira de adoção neste sábado (12) na Praça Ângelo Piazera
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), promoverá neste sábado (12), mais uma feira de adoção de animais. Estarão disponíveis 12 cães (seis adultos e seis filhotes) e 12 filhotes de gatos. O evento ocorrerá das 9h às 12h, na Praça…
Adeus, Skype: o programa que mudou a forma como a gente se falava na internet
A Microsoft anunciou oficialmente o fim do Skype, serviço que foi referência em chamadas de voz e vídeo desde o início dos anos 2000. A partir de 5 de maio, o aplicativo deixará de funcionar definitivamente. Para muitos moradores de Jaraguá do Sul, o Skype não era apenas um programa…