Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!
Prazo para saque de dinheiro esquecido nos bancos é ampliado; Governo alerta para golpes
Foram identificados, diversos anúncios que direcionam as pessoas a sites que não são os oficiais do Banco Central
17/10/2024
Pessoas físicas e empresas que perderam o prazo para resgatar recursos esquecidos em bancos poderão ter mais seis meses para reclamar seus valores, após publicação de edital pelo Ministério da Fazenda. Segundo o novo cronograma, haverá um prazo inicial de 30 dias para contestar o dinheiro diretamente nas instituições financeiras, após o qual será possível recorrer judicialmente durante seis meses.
Além de comunicar sobre a ampliação do prazo na data de hoje (17), o Banco Central fez um comunicado alertando sobre sites falsos que estão se aproveitando para enganar pessoas e coletar dados pessoais e dinheiro, oferecendo serviços não autorizados de recuperação de recursos. O BC lembra que o único site oficial para consulta e saque é o Sistema de Valores a Receber, disponível em valoresareceber.bcb.gov.br.
O BC reforça que não envia links nem solicita pagamentos para facilitar o saque do dinheiro. Todos os serviços são gratuitos e realizados apenas através do portal oficial. O Ministério da Fazenda também destacou que os recursos não resgatados após os prazos serão transferidos para a conta do Tesouro Nacional para atender a lei de desoneração fiscal.
“Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha. Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram”, complementa.
O Banco Central e o Ministério da Fazenda ainda não divulgaram balanço de quanto dinheiro faltou ser resgatado dos R$ 8,6 bilhões que estavam disponíveis até a última quarta-feira (16). As informações são da Agência Brasil.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline