Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
Porto de São Francisco comemora ações e conquistas de um ano histórico
Saiba mais:
30/01/2024
A administração do Porto de São Francisco do Sul apresentou o balanço da gestão, elencando as principais realizações, obras e conquistas no ano passado.
A movimentação de mercadorias do Porto, em 2023, chegou a 16,9 milhões de toneladas, um aumento de 34% com relação a 2022 (12,6 milhões).
O resultado representa o recorde histórico na movimentação anual do terminal portuário do Norte catarinense, superando os 13,6 milhões de toneladas de 2021, o melhor rendimento até agora.
As exportações foram responsáveis por 60% do fluxo de produtos que passaram pelo Porto em 2023, com 10,2 milhões de toneladas.
Os maiores volumes operados no ano foram de grãos, com 9,6 milhões de toneladas (soja, 5 milhões, e milho, 4,6 milhões), seguido pelo óleo vegetal (250 mil litros) e madeiras, (196 mil toneladas).
As importações alcançaram 6,7 milhões de toneladas, com destaque para os fertilizantes (2,8 milhões).
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura e agilizar a movimentação de cargas, o Porto realizou diversos investimentos ao longo do ano que alcançaram R$ 25 milhões. Também um novo gate, com três novas balanças rodoviárias, agilizou a movimentação de caminhões a partir de julho.
Assim, o Porto passou a contar com cinco balanças, o que permitiu triplicar o fluxo diário de veículos no Porto, de 500 para 1,5 mil.
Entre as inovações do novo acesso está o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna São Francisco o primeiro porto público do país a contar com esse tipo de tecnologia.
De toda a soja exportada pelo Brasil para China, 7% saiu de SFS
O Brasil exportou 75 milhões de toneladas de soja para a China no ano passado. Desse total, 5,1 milhões de toneladas foram embarcadas no Porto de São Francisco do Sul, representando 7% dos grãos.
O resultado de 2023 foi 64% superior a 2022, quando foram exportados 3,1 milhões de toneladas.
MILHO – Sessenta e sete navios partiram de São Francisco do Sul carregando 4,5 milhões de toneladas de milho, principalmente para a China.
O número representa um aumento de 180% com relação ao mesmo período de 2022, quando foram exportadas 1,6 milhão toneladas do grão.
Além da supersafra de milho no Brasil, o recorde na exportação a partir de São Francisco foi alavancado pela certificação sanitária concedida pela China ao Porto, em maio.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline