O CAOAGRO (Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina), apreendeu mais de 800 quilos de produtos de origem animal em Lages, na Serra Catarinense. O trabalho contou com uma força-tarefa formada pela CIDASC, Vigilância Sanitária e da Polícia Civil de Lages, na última sexta-feira (14) e sábado (15).
Conforme relato do CAOAGRO, o objetivo da operação foi a fiscalização em estabelecimentos que comercializavam produtos de origem animal (bovino, suíno, ovino, pescado e outros). A ação visou verificar a procedência dos produtos, com as respectivas notas fiscais, a data de validade e sanidade do produto.
A operação buscou atuar no combate do crime de abigeato, que é o furto de gado, e o abate clandestino de animais. Segundo a polícia, foram considerados os altos índices de crimes dessa espécie na região de Lages.
Ao todo foram fiscalizados seis estabelecimentos. Os produtos apreendidos estavam sem comprovação de origem, visivelmente deteriorados, com sérias consequências para os consumidores. Toda a mercadoria apreendida foi incinerada, já que a situação é de risco para a saúde pública, e de forma alguma poderia ser consumida.
Conforme o delegado Fernando Callfass, coordenador estadual do CAOAGRO da Polícia Civil, existe uma grande incidência de crimes de furto de animais na região de Lages. “O CAOAGRO trabalha em conjunto com as forças sanitárias para preservar a agropecuária e a segurança de alimentos, no âmbito da saúde animal, da sanidade vegetal, da segurança, padronização e classificação de produtos e insumos agropecuários”.
A união de esforços entre a Polícia Civil, CIDASC e Vigilância Sanitária tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, diz a nota da polícia. As forças atuam na proteção da sanidade animal, bem como evitar a ocorrência de crimes contra o agronegócio, sobretudo o crime de abigeato e contra o consumidor.
O CAOAGRO divulgou em setembro, último boletim de ocorrências ligadas ao agronegócio, que recebeu 81 Boletins de Ocorrência relacionados a crimes em Santa Catarina. Os casos foram registrados em 55 municípios, pertencentes à 24 Delegacias Regionais de Polícia, registrados em todas as regiões do Estado. A maioria dos casos são oriundos da região do Grande Oeste de SC.
O crime de furto de gado, conhecido como abigeato, representou 46,8% de todos os Boletins de Ocorrência que foram comunicados ao CAOGRO no mês setembro. Os casos são frequentes e causam grandes prejuízos aos produtores rurais.
Via NDMais
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp
Fragrâncias Elegantes e Sofisticadas para a Estação
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina…
Horóscopo de Hoje: Quinta-feira
Paris Saint-Germain vence o Aston Villa no jogo de ida das quartas de final
Esta data vale para pagamentos à vista (com desconto de 10%) ou primeira parcela. Guias…
Com o objetivo de reconectar a comunidade às raízes indígenas da região, o projeto cultural…
This website uses cookies.