Colunas

Política & Políticos – Ao lado de quem, afinal?

Política & Políticos

01/01/2025

Uma turista que comemorava com o marido o réveillon de 2025 na janela de um apartamento em Navegantes, foi severamente atingida por fogos de artifício. Sofreu queimaduras no tórax, onde perdeu a pele, e nas mãos.

 

Em Porto Belo este colunista assistiu a dois irresponsáveis disparando rojões de vara em meio a centenas de pessoas que caminhavam pela praia na noite de 1º de janeiro. São cenas que ocorrem em todo canto em todo tipo de festas quando, parece, é preciso disparar foguetes a esmo, como se fosse uma batalha pela auto-sobrevivência.

Só pelo SUS, no Brasil, foram 4.809 pessoas internadas por queimaduras de janeiro a março de 2024. Em 2023, foram 19.522 internações. Na área ambulatorial, nos três primeiros meses de 2024 foram feitos 34.567 atendimentos por queimaduras, principalmente nas mãos. Precisa dizer mais?

 

 

Política & Políticos – CURTAS

*PT, PSOL, PcdoB, Rede e o Solidariedade, querem a cabeça de Jair Renan Bolsonaro (PL), p mais votado (3.033 votos) entre os 19 vereadores eleitos para a Câmara de Balneário Camboriú em outubro de 2024.

 

* Em petição ao Tribunal Regional Eleitoral, alegam que das oito mulheres candidatas do PL, quatro eram ‘laranjas’, apenas para preencher os 30% de candidaturas femininas exigidas dos partidos pela legislação eleitoral. E, também, que os recursos para custear a campanha forsm bem menores que o distribuído para candidatos homens.

 

*Se Renan perder o mandato, os outros eleitos pelo PL também serão cassados, mesmo que todos já tenham sido diplomados. Em BC o PL elegeu seis vereadores, com três do MDB, dois do PSD e dois do PRD. PT, Novo, Podemos, Cidadania, DC e PDT elegeram um vereador cada.

 

*Carmem Zanotto (Cidadania/Lages), Estêner Soratto (PL/Tubarão), Robison Coelho (PL/Itajaí), Sargento Lima (PL/Joinville) e Ricardo Guidi (PL/Cricipuma), ex-secretários do governador Jorginho Mello (PL) disputaram as eleições de outubro como candidatos às prefeituras de suas cidades.

 

*Lima e Guidi não se elegeram e reassumiram seus mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, respectivamente. Mesmo assim o saldo é bem mais positivo que o resultado dos 13 secretários que ex-governador Carlos Moisés (sem partido) em 2022.

 

*À época, dos 13 secretários de Moisés que se candidataram a deputado estadual e federal, apenas um- Altair Silva (PP/Chapecó), que comandava a pasta da Agricultura, conseguiu a reeleição para a Assembleia Legislativa. Foi o voto de Silva que salvou Moisés de um dos dois impeachments que o ex-governador enfrentou.

 

 

Política & Políticos – Ao lado de quem, afinal?

“Por que eu faço isso? É para a gente começar a se mexer. Em 2026 é hora de a gente escolher os destinos do nosso Brasil e, para isso, a gente tem que começar agora. Eu sei de que lado estou. E você, de que lado está?” O discurso é do prefeito reeleito de Chapecó para um quarto mandato, João Rodrigues (PSD), que há meses vem se apresentando como pré-candidato a governador. Mas é preciso, também, que o eleitor indague Rodrigues sobre qual lado ele está. Se é do lado do PSD, que tem três ministérios no governo de Lula da Silva (PT); se é do lado do PSD que vai governar Florianópolis com um vice-prefeito do PL de Jorginho Mello ou se do lado de seu ídolo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem recebeu com todas as honras por duas vezes na capital do Oeste catarinense.

 

 

Política & Políticos – VIA BRASIL

 

*Lula da Silva (PT) Lula (PT) planeja um evento simbólico para lembrar os dois anos quebra-quebra de 8 de janeiro em Brasília. O ato planejado por Lula deve ocorrer em meio à espera pela análise do PL da Anistia do 8 de janeiro no Congresso. O projeto busca perdoar os investigados e condenados pelos ataques. É puro jogo de cena.

 

*O PSD entra em 2025 como o grande vencedor das eleições municipais de 2024, elegendo 891 prefeitos. O MDB, por sua vez, conquistou 864 prefeituras. O PL) conseguiu eleger 510 prefeitos e o PT, na pior performance desde a sua fundação, 248.

 

*O ano de 2025 também marca mais mulheres eleitas como prefeitas. Foram 727, representando cerca de 13% dos municípios brasileiros. O número, embora ainda baixo, reflete um crescimento de 10% em relação às eleições municipais de 2020, com 663 prefeitas eleitas. O MDB conseguiu eleger 130 prefeitas, o PSD 104 e o PP com 89.

* Apesar do avanço, o cenário continua desafiador quando se analisam as capitais, onde apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas. Em Aracaju (SE), Emília Corrêa, do PL, e Adriane Lopes (PP) reeleita em Campo Grande (MS)l.

 

 

 

Política & Políticos – Não é para todos

 

 

O aumento de 7,5% no salário mínimo, que passou de R$ 1.412 para R$ 1.518, vai alterar o ganho de quem recebe o piso nacional. Mas não é para todos no caso das aposentadorias. Quem ganha mais de um salário mínimo terá os valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que no acumulado de 12 meses até novembro é de 4,84%. Ainda bem aquém da prometida picanha na campanha eleitoral. E ainda longe do rotulado “salário digno”, outra das promessas de Lula da Silva (PT), mesmo sabendo que jamais poderia cumpri-las em um país de corruptos onde não há um mínimo de respeito com o dinheiro apelidado de “público”. Nem deste e nem de governos anteriores.

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x