Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Vai esperando, vai esperando!
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
04/03/2024
Política e Políticos – Entre Araquari e São Francisco do Sul a BR-280 tem 36 quilômetros, mas diferentemente do trajeto entre a BR-101 e Jaraguá do Sul, as obras de duplicação só foram autorizadas em 2018. Por falta de recursos. Porém, paralisadas desde 2022, quando a verba de R$ 50 milhões repassados no governo de Carlos Moisés (Republicanos) acabou. E não há data para recomeçar.
Algo ao redor de R$ 300 milhões que não estão no orçamento da União para 2024. E que não incluem a nova travessia do Canal do Linguado e as muitas desapropriações pendentes, além de obras extras em terras indígenas. Resumindo, passados pouco mais de dez anos, efetivamente duplicado e liberado para o trânsito até agora, apenas 1,6 quilômetro. As informações são do DNIT.
Política e Políticos – CURTAS
*Até o momento, ao menos 12 dos 40 deputados estaduais espreitam a viabilidade de se candidatarem a prefeito em outubro. Entre eles, Fernando Krelling (MDB/Joinville), Marcos José Abreu (PSOL/Florianópolis), Ivan Naatz (PL), Marcos da Rosa (União Brasil) e Egídio Ferrari (PTB), todos de Blumenau.
*E mais: Sargento Lima (PL/Joinville), Carlos Humberto (PL/Balneário Camboriú), Vicente Caropreso (PSDB/Jaraguá do Sul), Lucas Neves (Podemos/Lages), Luciane Carminatti (PT/Chapecó), Edilson Massocco (PL/Chapecó) e Estêner Soratto (PL/Tubarão).
*Quando governadores, Esperidião Amin (PP) e Vilson Pedro Kleinübing tentaram repatriar para Florianópolis dezenas de servidores estaduais espalhados pelo território barriga-verde, para preencherem cargos e funções na Capital. Muitos negaram e outros exigiram, como prega o estatuto da categoria, benefícios inerentes à mudança.
*Atualmente, o Estado tem vários empregos comissionados (indicações políticas) abertos em Florianópolis, mas o preço dos aluguéis, por exemplo, com alta de 26,54% nos dois últimos meses, quando comparado ao salário oferecido não é nada atraente. Da mesma forma que em passado recente, a recusa tem sido uma constante.
*Originário da Bahia, onde foi criado há cerca de um ano e já presente em pelo menos 12 estados, está em formação em Santa Catarina o “Invasão Zero”, grupo opositor ao MST. Com CNPJ e estatuto, já tem 15 mil filiados, foi criado por fazendeiros e é conhecido por desfazer ocupações de terras “na marra”, sem esperar por decisões judiciais de reintegração de posse.
*Direção estadual do PDSB já mapeou Criciúma, Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Pomerode para a disputa majoritária de outubro. Mas, em nenhuma delas os atuais prefeitos são tucanos. Já o deputado estadual Marcos Vieira (está no quinto mandato) é apontado como candidato à majoritária de 2026- senador ou governador.
Política e Políticos – Blumenau sem reeleição
Dos três maiores colégios eleitorais de Santa Catarina, só dois prefeitos vão disputar a reeleição: Adriano Silva (Novo), de Joinville, eleito em 2020, e Topázio Neto (PSD), em Florianópolis, herdeiro do mandato de Gean Loureiro (União Brasil), que em 2022 renunciou para concorrer a governador.
Em Blumenau, Mário Hildebrandt (PL/foto), também herdeiro do mandato do hoje deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) em 2018, foi reeleito em 2020 e está fora da disputa. Por vários motivos e com duas dezenas deles na condição de réus em inquéritos que apuram corrupção, dos atuais 295 prefeitos só 192, diz o TRE, podem ser reeleitos.
Política e Políticos – VIA BRASIL
“O mundo está de olho na nossa eficiência em produzir tanto em espaço tão pequeno, mas não conseguimos dar segurança para grandes investimentos. Estivemos em Dubai e Abu-Dhabi e há o interesse de investir no porto de Itajaí, mas eles querem uma concessão de no mínimo 30 anos”.
*O discurso é do deputado Mauro de Nadal (MDB) sobre estradas federais que cortam Santa Catarina. Pelo óbvio, pela insegurança de acesso, já que o porto de Itajaí está localizado em um dos pontos mais críticos da BR-101 Norte.
*Aliás, em Santa Catarina apenas a BR-101 é duplicada, enquanto que as rodovias BR-470 e a BR-280, fundamentais para o acesso aos portos da Foz do Rio Itajaí-açu (Navegantes e Itajaí) e da Baía da Babitonga (São Francisco do Sul), seguem em obras há mais de uma década.
*Odair Tramontin, promotor de Justiça aposentado, volta ao Partido Novo dia 8 de março como candidato a prefeito de Blumenau pela segunda vez. Ele deixou o partido em 2022, depois de candidatar-se a governador, para retomar sua atividade no Judiciário. Na primeira tentativa a um cargo eletivo, em 2020, fez 22.846 votos e foi o terceiro entre doze candidatos.
Política e Políticos – Mandatos de cinco anos
Propostas para um novo código eleitoral que tramitam no Senado preveem o fim da reeleição, além de mandatos de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República. E, ainda, a obrigatoriedade de desincompatibilização dos cargos, quatro anos antes, para juízes, procuradores e policiais disputarem eleições.
Em óbvio movimento para tentar estancar a eleição de bolsonaristas, muitos com mandatos vindos destes segmentos. “ A pessoa não pode ser juiz e político, não pode ser promotor e político, não pode ser militar e político”, disse o relator Marcelo Castro (MDB/PI). E não são, a partir da posse. Senadores, porém, teriam garantidos mandatos de dez anos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline