Colunas

Política e Políticos – Turismo religioso

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

15/01/2025

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos

Bruno Collaço/Agencia AL

Entre os projetos de lei que a Assembleia Legislativa vai analisar na volta das férias dos deputados, em fevereiro, está um do deputado Antídio Lunelli (PL), criando a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário. Abrangendo Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luís Alves, Ilhota, Gaspar, Brusque e Nova Trento. No caso de Jaraguá, o potencial é grande em Nereu Ramos onde estão sepultados os restos mortais do Padre Aloísio Boing, cujo processo de beatificação começou em maio de 2013. Mesmo antes disso, há décadas se vê a presença de católicos até de outros estados, testemunhas de milagres e graças atribuídos ao padre. Porém, a região carece de uma estrutura capaz de receber grande número de romeiros como em Nova Trento, por exemplo. E é aí que entra a iniciativa privada.

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Emanuela Wolff (Podemos), que já foi chefe de gabinete e secretária Educação de Jaraguá do Sul, agora é secretária executiva da Prefeitura de Balneário Piçarras, nomeada que foi há poucos dias pelo prefeito Tiago Ballt (MDB).

 

*Manu, como é conhecida, fez 4.450 votos como candidata a prefeita de Jaraguá em 2024. Por coincidência, em 2022 o ex-marido, deputado federal Carlos Chiodini (MDB), foi o mais bem votado em Piçarras, com 1.178 votos.

 

*Como não haverá eleição para vereador em 2026, em algumas Câmaras há movimentos, embora ainda tímidos, para propor a ampliação das cadeiras comparando a representatividade atual com o crescimento da população.

 

*De fato, há disparidades gritantes. Por exemplo, o município de Flor do Sertão, no Extremo-Oeste do Estado e com seus 1.783 habitantes (Censo do IBGE de 2022), tem nove vereadores, o número mínimo permitido. Joinville, com cerca de 616 mil habitantes, tem 19 cadeiras.

 

*Com populações bem superiores à de Flor do Sertão, municípios como Massaranduba, Guaramirim, Corupá e Schroeder, no Vale do Itapocu, também se limitam a nove vereadores. Jaraguá do Sul, a maior cidade da região e com mais de 180 mil habitantes, tem 11.

 

*Ex-prefeito de Florianópolis e candidato derrotado (quarto mais votado) ao governo do Estado em 2022, Gean Loureiro (União Brasil) ensaia candidatura a deputado estadual em 2026. Já está conversando com prefeitos do UB eleitos em 2024. São nove, mas nenhum em município de expressão. Loureiro já se elegeu deputado estadual uma vez, em 2014.

 

MDB ouve as “bases”

Política e Políticos

Bruno Collaço/Agência AL

 

Parece piada pronta, mas o MDB, segundo informa o deputado estadual Mauro De Nadal, vai consultar prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças regionais para saber se deve aumentar ou não sua presença no governo de Jorginho Mello (PL). Onde já comanda a secretaria da Infraestrutura. Tratativa, aliás, até agora resumida a conversas de Mello com os deputados Antidio Lunelli e Carlos Chiodini, que é o presidente estadual do MDB e ambos diretamente interessados. Mesmo sem eleger candidato próprio a governador, o MDB tem sido governista desde 2011, com Raimundo Colombo e depois Carlos Moisés. E agora apoiando Mello na Assembleia Legislativa desde a primeira hora. O resultado mais evidente por conta disso veio das urnas de outubro: do universo de 96 prefeitos eleitos em 2020, o partido caiu 69 em 2024.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*A fala é do governador Jorginho Mello (PL), em entrevista à Jovem Pan: “O nosso presidente (do PL) Valdemar (da Costa Neto) conversa muito com o presidente Bolsonaro, que é o presidente de honra (do partido). Espero que daqui um pouquinho eles possam conversar na mesma sala para se ajudar ainda mais”.

 

*Ocorre que por determinação de Alexandre Moraes, do STF, Bolsonaro e Valdemar não podem conversar desde março de 2024. JB precisa do passaporte, retido por Moraes, para que ir à posse, como convidado, de Donald Trump, presidente eleito dos EUA, na segunda-feira (20).

 

*Agora, ao revelar conversas proibidas entre JB e o presidente nacional do PL, Costa Neto, mesmo que através de advogados, Jorginho pode ter jogado água na fervura. Vale lembrar que Moraes e Bolsonaro simplesmente se odeiam.

 

*Aliás, Moraes duvida da veracidade do convite e já solicitou à Procuradoria Geral da República que investigue as informações repassadas por Bolsonaro. O passaporte do ex-presidente foi apreendido por causa da investigação da suposta tentativa de golpe no fim de 2022.

 

 

40 anos depois

divulgação

Ontem, 15 de janeiro, completaram-se 40 anos da eleição, mesmo que de forma indireta pelo Congresso Nacional, do mineiro Tancredo Neves,

o primeiro presidente eleito do Brasil depois do ciclo de governos militares que começou em 31 de março de 1964. Tancredo derrotou o candidato do PSD (sucessor da Aliança Renovadora Nacional, governista), Paulo Maluf. A dupla Tancredo Neves e José Sarney levou 480 votos dos congressistas. Contra 180 conferidos a Maluf e seu vice, Flávio Marcílio. Em 15 de março de 1985, com Tancredo doente, José Sarney foi quem assumiu o governo. Tancredo morreu no dia 21 de abril do mesmo ano, um domingo, dia de Tiradentes. Hoje, o Brasil é o que é.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x