Colunas

Política e Políticos – Ponte ou aterro?

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

16/09/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Previsto para 15 de outubro a apresentação de um estudo da Câmara Técnica Canal do Linguado do Grupo Pró Babitonga, apontando qual o tamanho do impacto ambiental se o Canal do Linguado for reaberto, total ou parcialmente, depois de 90 anos fechado. O diagnóstico é fundamental para definir as obras de duplicação da BR-280, no trecho entre o Canal e São Francisco do Sul.

pol

O aterro, concluído em 1935, cumprindo decreto do então presidente Getúlio Dornelles Vargas, substituiu uma ponte férrea por onde transitavam trens com cargas para o porto de São Chico. E vice-versa, para Joinville e região. Mas interrompeu o fluxo da maré. Em 2010 um projeto básico das obras previa a construção de uma ponte. Em 2019 o DNIT pretendia alargar o aterro para a duplicação.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Até sexta-feira (13) Blumenau, Florianópolis, Gaspar, Itajaí e Schroeder lideravam o ranking de denúncias sobre propaganda eleitoral irregular no estado, segundo o aplicativo Pardal Web. São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com mais ocorrências.

 

*Do total de 37 mil denúncias em todo o Brasil até aquela data, 1,2 mil foram registradas em Santa Catarina, a maioria contra candidatos a vereador. Depois, pela ordem, contra candidatos a prefeito, partido/coligação/federação e vice-prefeito.

 

*Vereador de Jaraguá do Sul candidato à reeleição posta vídeo anunciando que a poucos dias da eleição de 6 de outubro ainda tem muito material de campanha disponível, desde grandes adesivos para carros a santinhos. E se dispõe, até, a levar na casa de quem se interessar.

 

*Em Schroeder, Osvaldo Jurck (PSDB) disputa um quarto mandato de prefeito. Antes, elegeu-se em 2000, 2012 e 2016. Se vencer vai igualar-se a Dávio Leu, ex-prefeito de Massaranduba. O recordista no Vale do Itapocu é o ex-prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini (MDB).

 

*Em pesquisa (9 e 10 de setembro) estimulada encomendada pelo jornal “Diarinho”, de Itajaí, a vereadora Juliana Pavan (PSD), filha do ex-governador Leonel Pavan e candidata a prefeita, teria 43,2% dos votos dos eleitores entrevistados. Peter Grando (PL), apoiado por Jorginho Mello (PL) e pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL), 21,5%.

 

*Na vizinha Camboriú, a disputa estaria entre Leonel Pavan (PSD), pai de Juliana, e Edson Piriquito (MDB). Detalhe: ambos já foram prefeitos de Balneário Camboriú, um ex-distrito da cidade que pretendem governar pelos próximos quatro anos.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Urnas auditadas

 

Auditoria de verificação da lisura e veracidade das urnas eletrônicas no processo eleitoral deste ano foi formalizada em parceria entre o Tribunal Eleitoral de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa. O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB) e a presidente do TRE, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta assinaram um memorando de entendimento, para o desenvolvimento de ações de efetiva fiscalização do processo de votação das eleições municipais.

Para o 1º turno, em 6 de outubro e, onde houver 2º turno, para domingo, 27 de outubro. A auditoria das urnas eletrônicas busca verificar a confiabilidade do sistema de votação. O processo inicia no sábado (5) com o sorteio de 27 urnas das seções eleitorais que devem ser auditadas. No total são 17 mil urnas espalhadas pelo estado.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*As investigações em tramitação pelo país, que apuram a relação entre candidatos nas eleições deste ano e integrantes de facções criminosas serão abastecidas com dados disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

*Os procuradores regionais eleitorais de todo o país foram orientados para que busquem parcerias com a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência e outros órgãos de investigação para obter informações a respeito da infiltração do crime organizado na política.

 

*A intenção é um compartilhamento de informações entre os integrantes dos Gaecos, promotores e procuradores eleitorais, para impedir que organizações criminosas financiem candidaturas ou atuem para interferir de forma irregular na vontade do eleitor.

 

*O Brasil teve 68,3 mil focos de queimadas só em agosto, um crescimento de 144% em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Mas até agora nem um pio de senadores e deputados que atribuíram os incêndios de passado recentíssimo apenas à incompetência (e conluio até) do governo anterior. 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Bolsonaro acima de tudo

 

Governador Jorginho Mello (PL), afirmou ao CNN Entrevistas que o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) não será o símbolo do “pós-bolsonarismo” no Brasil em uma eventual corrida eleitoral à Presidência em 2026. “Eu conheço o Marçal pela mídia. Acho que a liderança do presidente Bolsonaro está muito consolidada, não é fácil alguém superar essa liderança, essa paixão nacional, né? Ele (Marçal) é candidato a prefeito de São Paulo, parece que em pesquisas ele está indo bem, agora, é uma eleição de prefeito (e não para presidente)”. Em São Paulo o prefeito, Ricardo Nunes (MDB), candidato a reeleição, tem o vice do PL e, por isso, o apoio de Jair Bolsonaro (PL).

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x