Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Polícia municipal é questionada
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
31/03/2025
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
divulgação | PMT
O Ministério Público de Santa Catarina vai avaliar questionamento da Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, e Federação Nacional de Entidades de Oficiais de Militares Estaduais, para ingresso de ação no Tribunal de Justiça sobre a criação da polícia municipal de Tubarão. A primeira de Santa Catarina, seguindo os passos de outras cidades, como São Paulo, por exemplo. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Flávio Dino decidiu que a guarda municipal pode manter as atribuições definidas pelo município, mas sem mudança do nome. Foram criadas para guardar o patrimônio público e não teriam outra atribuição. Resumindo, há prefeitos que enxergam as guardas como parceiras dos órgãos de segurança. Mas estes, por suas entidades representativas e corporativas, não!
Política e Políticos – CURTAS
*Estudo feito pelo Sebrae levantou 100 pontos turísticos de Florianópolis que a prefeitura pode conceder (não privatizar) à iniciativa privada para exploração econômica. Resumindo, a ideia é transformar esses espaços em produtos turísticos, sem cobrança de ingressos.
*E isso vai gerar empregos, renda, Impostos e novos negócios. É o que temos sobrando nos municípios do Vale do Itapocu. Onde, há décadas, comissões, conselhos e quetais produzem relatórios concluindo que a região tem grande potencial turístico. E fica nisso.
*Jaraguá do Sul tem excelente estrutura, do município e ociosa o ano inteiro, exceto quando acontece a Schützenfest, em novembro. Poderia ser área permanente, de gastronômica e comércio voltado ao turismo, regional ou não. A Vila Germânica, palco da Oktoberfest de Blumenau é um exemplo.
*Não é coincidência a frequência de encontros entre o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), candidato a governador, e o senador Esperidião Amin (PP). Por sua vez, Jair Bolsonaro (PL) sonha com Rodrigues ao Senado apoiando a reeleição de Jorginho Mello (PL). Detalhe: Rodrigues e Amin se apresentam como bolsonaristas.
*Mas Amin não consta na sonhada chapa de JB: Mello à reeleição, Rodrigues para uma das vagas ao Senado e a outra disputada por deputadas federais do PL. No caso, Júlia Zanatta e Caroline de Toni, ambas discípulas de JB. Ou as duas, até. Com João de vice. Nada é impossível no balcão de negócios e onde, de fato, tudo se trama.
*Jefferson Cardozo (PL/Jaraguá do Sul) assume como deputado estadual nesta terça-feira (1º). Fica na Assembleia por trinta dias na vaga do deputado Oscar Gutz (PL). Que sai de licença por motivos particulares. Em tempo: se o deputado Ivan Naatz for indicado como desembargador do Tribunal de Justiça, ainda neste semestre, Cardozo assume o mandato em definitivo.
PP com Rodrigues
divulgação
Deputado Mauro de Nadal (MDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa, não tem se furtado a sair em fotos ao lado do prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD), candidato a governador, e do senador Esperidião Amin (PP), que não põe prego sem estopa. Aliás, a bancada (do rachado PP) na Assembleia Legislativa (Altair Silva, José Milton Scheffer e Pepê Collaço) já anunciou engajamento à campanha de Rodrigues. Nadal, que sonha em ser o candidato do partido a governador, representa a ala emedebista que “não engole” o MDB no governo de Jorginho Mello (PL). Mas há quem diga que os fraternos abrações de hoje podem virar abrações de tamanduá.
Política e Políticos – VIA BRASIL
*O ex-deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), que abriu mão da reeleição em 2022 em favor de seu então chefe de gabinete, Rafael Pezenti (MDB), eleito para a Câmara dos Deputados, deve se candidatar a deputado estadual em 2026.
*Já o deputado estadual Volnei Weber (MDB) deve fazer caminho diferente. Em 2026 não disputa a reeleição para apoiar o amigo e ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB), a deputado estadual. Para, em 2028, tentar um terceiro mandato de prefeito de São Ludgero.
*Câmara de Chapecó analisa proposta do prefeito João Rodrigues (PSD) criando uma loteria municipal. Com receita líquida para lazer e esportes e Fundo Previdenciário dos servidores. A proposta é cópia de loterias do gênero existentes em São Vicente e Louveira, municípios do interior de São Paulo. Mas inédito em Santa Catarina.
*Projeto de lei do Executivo pretende regulamentar o uso de veículos não automotores pelas ruas de Jaraguá do Sul. Onde, como em todos os lugares onde o uso deste tipo de transporte individual se disseminou, há abusos escancarados. Mas a pergunta é: quem vai fiscalizar?
Impávido colosso
Google Maps | divulgação
Apelidado como a maior mesa de sinuca do mundo, o viaduto (sem acesso) construído na SC-415, perto do entroncamento com a BR-280, no acesso às praias de São Francisco do Sul, continua lá, tal e qual impávido colosso. À espera do contorno ferroviário de São Chico que passará por baixo dele, mas com obras paralisadas desde 2011 e com míseros recursos federais de R$ 4,6 milhões para 2025. Aliás, de São Chico a Joinville todo o projeto do novo trajeto ferroviário está parado desde então. No caso de Guaramirim e Jaraguá do Sul sequer se cogita uma obra do gênero pata tirar os trens dos centros urbanos. E segue o baile!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital