Colunas

Política e Políticos – Pode ser, talvez

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

11/02/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

divulgação

 

Em visita às obras de duplicação da BR-280, de São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, (ex-secretário da Fazenda de Alagoas) aludiu à possibilidade de retomada das obras em 2026 do “lado de lá” da BR-101. Porém, são necessárias três ações: licitação (antes prevista para 2024), contratação de construtora e, o principal, garantia de recursos. É coisa de bilhão! Aliás, licitações porque o DNIT, ao decidir readequar o projeto do trecho (36 quilômetros entre São Chico e Araquari), resolveu “fatiá-lo” em mais de um lote. E aí, se o dinheiro não pingar, vai se repetir o que se vê há mais de dez anos, com obras se arrastando. Enfim, nada a fazer do que acreditar que um dia isso acaba.

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

* “Um bando de radicais que odeiam todos que ajudaram o Jair e o João na eleição”. O rótulo é do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Udo Wagner, para os 16 membros da comissão provisória do PP de Jaraguá do Sul, partido que deixou por não ter sido convidado para compor a nova diretoria.

 

*Em 2024 o PP lançou Níura Demarchi dos Santos como candidata a prefeita de Jaraguá do Sul (fez 2.810 votos), mas Udo apoiou a chapa do MDB/PSDB, que fez 53.644 votos, mais que o dobro de Edson Junkes (PL), segundo colocado, com 24.626 votos. Foi o que bastou para ser “esquecido”.

 

*Vereador Charles Salvador (PL) sugerindo a criação de uma Casa da Cidadania onde, em um só lugar, as pessoas possam ter serviços como carteira de autista, certidões, documento de identidade, Junta Militar, Procon e outros procedimentos.

 

*No governo da ex-prefeita Cecília Konell houve iniciativa neste sentido, aproveitando a estrutura do Portal Germânico (Rio Cerro II), construído pelo ex-prefeito Moacir Bertoldi. Porém, alguém “descobriu” que lá, à época, não havia sinal de internet. Seria a primeira de outras “casas da cidadania” pensadas à época.

 

*Para evitar que moradores de rua “morem” embaixo de pontes de Jaraguá do Sul, vereador Osmair Gadotti (MDB) sugere que a prefeitura feche os acessos, onde o lixo se acumula. Só para lembrar: isso já foi feito em governos passados sem qualquer resultado prático.

 

*Prefeito de Massaranduba, Moacir Kasmirski (União Brasil), está em Brasília. Para conversas com deputados e senadores catarinenses e contatos em ministérios em agenda organizada pelo deputado federal Fábio Schiochet (UB). A prefeitura está quebrada, avisa Kasmirski.

 

 

Movimentos no PT

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

divulgação

 

Dia 6 de julho o PT (rachado) elege seu novo diretório e, até agora, só uma certeza: o atual presidente (também presidente do Sebrae Nacional) Décio Lima, não vai disputar novo mandato. Já o deputado estadual Padre Pedro Baldissera é pretendente ao comando do partido, mas ainda longe de uma unanimidade. Está no sexto mandato na Assembleia Legislativa e prega o diálogo como forma de sacudir a poeira. Nas eleições de 2024, o PT teve desempenho ridículo nas urnas. Entre 295 prefeitos, elegeu sete, todos de municípios politicamente insignifcantes. O maior revés foi em Chapecó, onde o PT tem dois deputados estaduais, incluindo Baldissera, e um federal sempre reeleitos.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Derrubando discursos do próprio Lula da Silva (PT), uma portaria assinada pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Marcos Amaro, autoriza os seguranças do gabinete pessoal do petista a usarem armas de fogo durante o expediente.

 

*Pela portaria já publicada no Diário Oficial da União, os ajudantes de ordens também ficam autorizados a portar armas “de forma explícita e visível, no desempenho de suas atribuições legais, sempre que a situação assim o exigir”.

 

*Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão, quer usar o ICMS incidente sobre armas, munições e pólvora para combater a fome. O Maranhão tem 97 mil famílias, ou 500 mil pessoas, com renda inferior a R$ 218,00, mesmo aquelas cadastradas no Bolsa Família. Flávio Dino (PSB), atual ministro do STF, governou o estado por dois mandatos seguidos, de 2015 a 2022.

 

*Sem nenhuma função no governo, Janja da Silva (PT) está em Roma representando o Brasil no Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, relacionado a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A tiracolo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT).

 

 

O deboche oficial

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

divulgação

 

Lula da Silva (PT) criticou prefeitos que não usam os serviços públicos de educação e saúde oferecidos à população pelo governo federal. Mas o próprio Lula (e todo o staf do governo) não usa o SUS, por exemplo. Vai direto, sempre para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sobre o custo dos alimentos, há pouco dias o petista sugeriu que a população evite comprar produtos muito caros, para pressionar a redução dos preços e ajudar a controlar a inflação. E disse isso usando uma gravata da grife Louis Vuitton, que custa, em média, R$ 1.680,00. “Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, arrematou. Como diria o humorista Chico Anísio: “O Brasil tem três problemas: café da manhã, almoço e jantar”.

 

Siga nosso canal no youtube  @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x