Colunas

Política e Políticos – PM com mais recursos

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

09/04/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Política e Políticos

Foto Solon Soare sAgência AL

Um projeto de lei do deputado Jessé Lopes (PL) altera lei estadual que trata das taxas estaduais. O foco principal é destinar valores arrecadados com taxas de segurança preventiva em jogos amadores e profissionais de futebol, cobradas pela Polícia Militar. Em seu total, ao invés dos 30% vigentes atualmente, para o batalhão da PM que prestou o serviço.
“É um valor que pode ser usado para comprar equipamentos, por exemplo”, defende Lopes. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa e vai para a mesa do governador Jorginho Mello (PL), a quem cabe concordar, ou não. Se o governador vetar, a Assembleia promulga a lei.

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Ainda não passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa o projeto de lei do deputado Ivan Naatz (PL/Blumenau) para mudar a letra do Hino de Santa Catarina (e quem conhece?). Tem razão o deputado quando se compara a letra, um tanto bizarra, com os dias atuais.

 

*Mas é algo difícil de se assimilar. Por exemplo, em Blumenau, base eleitoral de Naatz, uma das três principais vias do Centro é a Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 26º presidente do Brasil. Que lá esteve em maio de 1965, quando ainda estava em construção.

 

*Porém, qualquer pesquisa que se faça com usuários da avenida, é possível que cem por cento das pessoas a citem como Avenida Beira Rio (nem há placa indicativa), já que está à margem direita do Rio Itajaí-Açu. Em um passado distante, já se tentou mudar, mas até hoje o endereçamento postal é Beira Rio.

 

*É incongruente dizer que o vice-prefeito de Brusque, André Battisti, deixou o PL para se filiar ao Republicanos com aval do governador Jorginho Mello (PL)? Não. O deputado Jorge Goetten, presidente do Republicanos de SC, reorganizou o partido a duas mãos com Mello. Para ser um puxadinho do PL.

 

*Governador Jorginho Mello (PL), com raras e rápidas passagens por Jaraguá do Sul, volta à cidade segunda-feira (14). Mello tem preferido a vizinha Joinville, onde já foi ‘trocentas’ vezes. Em Jaraguá, presta contas de obras e, também, de recursos para hospitais, por exemplo.

 

*Na região do Itapocu há obras importantes: a duplicação de 9 kms da BR-280 (trecho estadualizado), de Guaramirim a Jaraguá, terceira pista na SC-110, entre Jaraguá e Pomerode, ambas iniciadas no governo passado. E a duplicação de 6,5kms e revitalização da SC-110, de Guaramirim a Massaranduba.

 

A mentira do “grátis”

Política e Políticos

divulgação

Em projeto de lei, o vereador Diego Nasato (Novo) quer proibir a Prefeitura de Blumenau de usar a palavra “grátis” em eventos ou serviços que o município promova. Em tudo tem dinheiro público e nada é grátis, observa Nasato. Além disso, ela quer que informem de forma clara que a ação foi custeada com recursos públicos, incluindo a origem do dinheiro e o total investido. De fato. Uma das grandes mentiras são os tais shows gratuitos em festa de aniversário de um município, por exemplo. Ao ar livre ninguém paga ingresso, mas o dinheiro sai do cofre do município, abastecido com impostos até de quem vai assistir “gratuitamente”. Ponto para o vereador!

 

Política e Políticos –  VIA BRASIL

 

*Até agora fazendo cara paisagem às denúncias de corrupção contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), quando exercia mandato de deputado federal, Lula da Silva (PT) sugeriu a ele que peça do cargo.

 

*Quando, ao contrário, deveria demiti-lo sumariamente depois que a Procuradoria Geral da República o denunciou. Juscelino acatou o pedido de Lula e na terça-feira (8) à noite caiu fora do governo.

 

* De acordo com as investigações, Juscelino, quando era deputado federal, direcionou recursos para Vitorino Freire (MA), cidade onde sua irmã era prefeita. Há ainda suspeitas de que ele tenha recebido propina por meio de empresas de fachada.

 

* O ministro já havia sido indiciado pela Polícia Federal em 2024 por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia está no STF, com o ministro Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, terra natal de Juscelino. Uma coincidência?

 

 

Discurso e prática

Política e Políticos

foto Câmara dos Deputados

Senadoras protestaram contra o trecho do projeto do novo Código Eleitoral, já aprovado pela Câmara dos Deputados, que não pune partidos que não cumprirem o mínimo de 30% de candidaturas femininas. O que põe por terra o gasto e demagogo discurso de mandatários (donos) de partidos sobre a necessidade de se ter mais mulheres na política. “Somos plenas de direito para votar e sermos votadas, somos mais de 50% da população. O que estamos colocando aqui é sobre condições de disputa, de representação. Nós não vamos ceder nenhuma concessão: candidaturas, recursos e cadeiras”, disse a senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO),

 

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x