Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Onde é que fica?
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
17/06/2024
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Dados do Censo de 2022 do IBGE indicam que o Brasil tem 24,3 milhões de endereços sem numeração. Nesse ranking do atraso de vida, Santa Catarina aparece em 11º lugar entre os 27 estados e o Distrito Federal, com 981.526 imóveis. Florianópolis lidera (17 mil endereços). Ainda segundo o IBGE, o Brasil tem 2,7 milhões de ruas, travessas, estradas e rodovias sem nomes.
Aliás, quem anda pelo centro urbano de Jaraguá do Sul, uma das dez mais importantes cidades catarinenses, verá dezenas de imóveis enquadrados nessa estatística de terceiro mundo (um quadro que se repete em toda a região). A cidade, com 86.320 imóveis cadastrados, tem 13.106 sem identificação. É fruto de uma fiscalização relapsa na concessão do “habite-se”. E os carteiros que se virem!
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
CURTAS
*Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de disputa de dois candidatos a prefeito de Criciúma. Um deles, Vagner Espíndola (PSD), apoiado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD), que convidou JB para visitar a cidade. O outro é Ricardo Guidi (PL), protegido de Jorginho Mello (PL), com um vice do MDB. Guidi, deputado federal, foi secretário estadual do Meio Ambiente.
*Ex-prefeito e ex-deputado, Elizeu Mattos, volta às urnas e é o candidato a prefeito de Lages pelo MDB. Terá pela frente a ex-secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania), que em 2020 perdeu a eleição para o reeleito Antônio Ceron (PSD) por míseros 56 votos.
*Mesmo absolvido pelo Supremo Tribunal de Justiça, Mattos teve a imagem destroçada em condenação por suposto esquema de corrupção na área de saneamento quando prefeito, em 2014. O STJ alegou imparcialidade do Tribunal de Justiça de Santa Catarina no julgamento. E m Lages já são seis pré-candidatos, do MDB, Novo, Cidadania, PT, PP e União Brasil.
*Deputado federal Jorge Goetten, ex-PL e agora no Republicanos, é o novo presidente estadual do partido desde sexta-feira (14). Com as bênçãos do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP). Que havia prometido ao ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) que não haveria mudanças antes de 2025. E Moisés acreditou.
*Com o comando do Republicanos catarinense nas mãos de Jorginho Mello (PL) -Goetten será só um boneco falante- é preciso ver quem fica no partido. O Republicanos tem um deputado estadual, Sérgio Motta, carioca radicado em Santa Catarina e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.
* Nas contas do governador Jorginho Mello, nos 295 municípios Catarina o PL já definiu 244 candidatos a prefeito e outros 56 a vice-prefeitos. A meta de JM é a de eleger 100 prefeitos contra os atuais 27. O União Brasil anuncia que já tem 77 nomes confirmados.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Vai, não vai?
Em ano eleitoral e já de olho em 2026, a pressão vem de Brasília e o DNIT de Santa Catarina enxerga possibilidades de retomar as obras de duplicação da BR-280, de Araquari a São Francisco do Sul, ainda em 2024. Mas, parcialmente e ainda dependendo de aprovação de custos pelo Tribunal de Contas da União, com obras pontuais. Uma delas é o novo traçado de 9 quilômetros contornando São Francisco do Sul e a outra no entorno do Instituto Federal de Santa Catarina, em Araquari.
Para o restante do traçado em trechos remanescentes, entre São Chico à BR-101, não há orçamento atualizado e nem se sabe quanto vai custar porque exige uma nova licitação. E sem incluir o obstáculo chamado “Canal do Linguado”, ainda sem solução. O restante da duplicação vai indo, vai indo. Afinal, o que são mais dois, três anos, presume-se, para quem já espera há mais de 10?
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
VIA BRASIL
*O ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), decidirá os candidatos a presidente e vice de seu partido em 2026. É o que garante Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, em propaganda do partido exibida na TV no sábado (15).
“Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente. Mas, se ele não for, quem decide o candidato é o Bolsonaro. Que decide o candidato a vice-presidente também”, disse Costa Neto. Poderia ter acrescentado: um PL forte só existirá enquanto JB for filiado.
*Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Como candidaturas à direita, especula-se nomes de governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), Romeu Zema (Novo/MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil/Goiás).
*A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pode votar hoje (18) projeto de lei padronizando as regras para passe livre estudantil em todo o país. A gratuidade no transporte urbano e semiurbano é assegurada aos estudantes matriculados em instituição regular de ensino e frequência comprovada, com subsídio integral da tarifa. A regra vale para o trajeto casa/escola e vice-versa. Obviamente que a conta será do contribuinte.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Seis por meia dúzia
O presidente licenciado do Solidariedade, Eurípedes Júnior, está na cadeia. É acusado, com outras pessoas, de desviar R$ 36 milhões do Fundo Eleitoral destinado ao partido para custear campanhas. Por conta disso, é investigado por organização criminosa, lavagem de dinheiro, crimes eleitorais e furto. A apuração dos crimes remonta a 2019, quando ele presidia o extinto Partido Republicano da Ordem Social (Pros), que se fundiu ao Solidariedade em 2023. Quem assume é o vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Paulinho da Força (SP). Acusado em 2020 pelo Ministério Público por falsidade eleitoral e caixa 2 de campanha, entre 2010 e 2013, o deputado responde a ação penal na Justiça Eleitoral de São Paulo. E segue o baile!
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Coluna: Que janeiro é esse?!
Janeiro é um mês para relaxar, emendar as comemorações de ano novo, aproveitando a folga para curtir uma praia, serra, acordar mais tarde e descansar o máximo possível, certo? Errado! Já se foi o tempo em que as pessoas deixavam para fevereiro e março as decisões sobre emprego e salário,…