Colunas

Política e Políticos – Novo modelo de concessão das BRs

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

13/01/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos

divulgação

As BRs 470 (foto), 280, 153 e 282, todas em obras que só Deus sabe quando vão acabar, estão no pacote de concessões à iniciativa privada pretendido pelo governo federal. A  Infra S.A., uma empresa pública de direito privado controlada pelo Ministério dos Transportes, prossegue com estudos neste sentido, porém, diferentemente do que foi projetado em passado recente. Que previa cobrança de pedágio em rodovias estaduais conurbadas (ou conectadas) com estradas federais. Um exemplo que estava mapeado: a SC 108 com a BR-280 (em Guaramirim). Agora, Brasília não vai exigir grandes obras das futuras concessionárias e o modelo anunciado que será alvo de licitações dá mais ênfase a investimentos em manutenção e conservação. Resumindo, Brasília quer, mesmo, é se livrar dessas despesas.

 

 

CURTAS

 

*Projeto de lei cria emendas impositivas ao orçamento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, com um percentual do orçamento anual obrigatoriamente reservado para distribuir entre instituições que os apoiam a cada eleição ou que possam fazê-lo na próxima.

 

*Trata-se de uma cópia fiel do que já existe na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado, em proposição do vereador e presidente do Legislativo, Luiz Fernando Almeida (MDB), um ex-aliado do prefeito Jair Franzner (MDB) e que agora lidera grupo de oposição ao Executivo.

 

*Não por coincidência, o projeto tem as assinaturas de outros sete vereadores, do grupo dos oito que fará oposição sistemática ao prefeito Franzner, respaldados por políticos influentes da cidade. Retaliação escancarada depois que o prefeito decidiu não nomear vereador para secretarias e não atender exigências (sim, exigências) de cargos comissionados.

 

*A disputa por cargos políticos, por gente competente ou não, se dá em todas as instâncias de governo. No Estado não é diferente. O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL) diz que Jorginho Mello (PL), que o levou para o partido, prometeu a ele a secretaria estadual do Turismo. O senador Jorge Seif (PL) pressiona para manter a mulher, Catiane Seif, como titular da pasta.

 

*Filho do ex-prefeito Dêgo Peixer (PSDB), o advogado e professor universitário Mário Sérgio Peixer Filho assume a Procuradoria Geral da Prefeitura de Guaramirim. Mário Sérgio foi assessor jurídico da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (2006 a 2008).

 

*Também foi Procurador Geral do município de Schroeder, em 2008; diretor do Procon de Jaraguá do Sul, em 2009, e Procurador Geral no governo da ex-prefeita Cecília Konnel, entre os anos de 2010 a 2012. O PSDB foi um dos partidos coligados na chapa o prefeito eleito, Adriano Marcel Zimmermann.

 

 

Enxugando gelo

 

Política e Políticos

divulgação

Maryanne Mattos (PL), vice-prefeita de Florianópolis, ex-vereadora, servidora da Guarda Municipal e agora secretária de Segurança e Ordem Pública, manda o recado: “Quem quiser desordem, em Florianópolis, não vai ter espaço”. Em entrevista ao jornalista Diogo de Souza (NDMais), ela toca em um ponto comum e crucial que aflige as boas polícias do país: “O grande problema da segurança pública é a Justiça soltar alguém que comete crimes, que volta para as ruas, que acaba com o sossego de uma cidade. Mas se tiver que pegar 20 vezes, vamos pegar. Essa culpa não é nossa”. De fato, é como tentar enxugar gelo. Nem na sombra dá.

 

VIA BRASIL

 

*Correção: quem deixou a Secretaria Nacional de Comunicação do governo Lula da Silva (PT) foi Paulo Pimenta e não Rui da Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (Política &Políticos do dia 8 de janeiro de 2025).

 

*Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas em parceria com o Observatório da Democracia da Advocacia da União diz que 70% dos brasileiros apoiam a regulamentação das redes sociais como o quer o governo de Brasília.

 

*O levantamento, segundo a AGU, ouviu três mil pessoas entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro de 2024. Os contrários somariam 27% do total de entrevistados. 74% das pessoas ouvidas na pesquisa citaram a baixa credibilidade das redes sociais. De fato, o que se divulga de fake News é um espanto.

Uma outra pesquisa, divulgada pela AtlasIntel, aponta que o governo de Lula da Silva (PT) tinha 49,8% de desaprovação no final de dezembro. O maior percentual negativo nestes dois primeiros anos de governo do petista. Outros 47,8% de 2.873 pessoas entrevistadas aprovavam.

 

Lula x Temer

divulgação

“Só quero que conte a história. A Dilma foi eleita, reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe. Depois esse aqui [Michel Temer] não foi eleito. Tomou posse em função do impeachment da Dilma. Depois esse aqui [Bolsonaro] foi eleito em função das mentiras”. Comentário de Lula da Silva (PT) ao visitar a galeria onde estão as fotos de ex-presidentes do país. Temer respondeu durante entrevista à Revista Veja: “É uma bobagem o que ele falou, coitado. Não é bom. Eu ontem dizia que não queria fazer comentário porque o comentário ajuda na divisão do país”. Temer, que assumiu o poder com o impeachment de Dilma Rousseff, é visto pelo PT como golpista.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x