Colunas

Política e Políticos – Natália na Fesporte?

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região

22/01/2025

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos

divulgação

Se o MDB aceitar a presidência da Fundação Catarinense de Esportes oferecida pelo governador Jorginho Mello (PL), é possível que a vereadora Natália Lúcia Petry (MDB/Jaraguá do Sul) volte a assumir o cargo. Ele já esteve lá, nomeada que foi pelo então governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) no dia 2 de maio de 2018. Em dezembro do mesmo ano, com a derrota do MDB na disputa pelo governo do estado, ela deixou a Fesporte para reassumir o comando da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.

 

Política e Políticos CURTAS

 

* Na ausência dos deputados Antidio Lunelli e do presidente do partido, deputado federal Carlos Chiodini (em viagem à Alemanha) o MDB, em reunião virtual entre os deputados estaduais e federais, decidiu não decidir nada até uma próxima reunião.

 

*A próxima será presencial, para resolver se aumenta seu espaço no governo de Jorginho Mello (PL), ou não, mas garantindo a ele governabilidade na Assembleia Legislativa. Jorginho Mello não dá sinais de recuar. Dá ao MDB a Agricultura, Meio Ambiente e, novidade, a Fesporte.

 

*Resumindo, o MDB, representado pela maioria de seus parlamentares, se sentiu humilhado com os espaços oferecidos pelo governador porque não refletem a “grandeza do partido”. Mas, mesmo assim, seguem batendo palmas para Jorginho Mello (PL) na Assembleia.

 

*Suplente de deputado federal, Darci de Matos (Joinville) está com um pé fora do PSD. Se o deputado federal Ricardo Guidi (PL) reassumir a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde, Darci volta para Brasília.

 

*A exemplo de Guidi (o PSD barrou sua candidatura a prefeito de Criciúma) que foi para o PL, Matos tem portas abertas no partido de Jorginho Mello (PL). Ou a opção pelo Republicanos, uma filial do PL manipulada por Mello.

 

* O trecho da BR-101 entre Porto Belo e Penha está no pacote de obras relacionadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre para a construção terceiras faixas. Só não se sabe quando. Será bancado pela Arteris Sul, que cobra pedágio na 101 Norte desde 2008.

 

Cardozo com um pé na Alesc

Política e Políticos

Bruno Collaço AgênciaAL

Deputado estadual Ivan Naatz (PL/Blumenau) é um dos seis candidatos a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça Santa Catarina. A nomeação cabe ao governador Jorginho Mello (PL), de quem Naatz tem sido fiel escudeiro na Assembleia Legislativa. Aliás, o governador já disse, publicamente, que apoia o deputado para a vaga no TJSC. A se confirmar, quem assume a vaga de Naatz é o suplente e ex-vereador Jefferson Cardozo (PL/Jaraguá do Sul), que em 2022 fez 17.934 votos, Naatz, que deixou o PV e foi para o PL pelas mãos de Jorginho Mello, se elegeu com 45.304 votos.

 

 

Política e Políticos VIA BRASIL

 

*Em regime de urgência determinado pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, o governo federal vai lançar campanha publicitária (alguns milhões de reais) para esclarecer sobre o uso do PIX, lançado em 2020 no governo de Jair Bolsonaro (PL). “Seguro, sigiloso e sem taxa”.

 

*Aliás, em agosto, via licitação, o governo deve contratar de empresa para prestar serviços à sua rede de comunicação digital. Especialistas da área projetam um custo de R$ 200 milhões, ou mais.

 

*Depois de uma reunião que durou sete horas na segunda-feira (20) o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), falou que Lula da Silva (PT) segue “refletindo” sobre prováveis mudanças em seu ministério. “Ele pode trocar ministro ou ministra, a qualquer momento”, disse o ministro.

 

*Na mesma reunião com seus com seus 38 ministros, Lula da Silva disse que vai cobrar dos partidos deles (dos ministros) o obrigatório apoio explícito ao seu governo. Dando clara indicação de que “está” candidato a reeleição em 2026.

 

 

Ampliando a meia entrada

divulgação

Projeto de lei do deputado federal Cássio Murilo Galdino de Araújo (Republicanos/PB) estende ao acompanhante de pessoa idosa o desconto de 50% em ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. Medida semelhante já está prevista na Lei da Meia-Entrada para acompanhantes de pessoas com deficiência. A proposta será analisada ainda, em caráter conclusivo (sem votação em plenário), pelas comissões de Cultura; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x