Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Natália na Fesporte?
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
22/01/2025
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Se o MDB aceitar a presidência da Fundação Catarinense de Esportes oferecida pelo governador Jorginho Mello (PL), é possível que a vereadora Natália Lúcia Petry (MDB/Jaraguá do Sul) volte a assumir o cargo. Ele já esteve lá, nomeada que foi pelo então governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) no dia 2 de maio de 2018. Em dezembro do mesmo ano, com a derrota do MDB na disputa pelo governo do estado, ela deixou a Fesporte para reassumir o comando da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.
Política e Políticos CURTAS
* Na ausência dos deputados Antidio Lunelli e do presidente do partido, deputado federal Carlos Chiodini (em viagem à Alemanha) o MDB, em reunião virtual entre os deputados estaduais e federais, decidiu não decidir nada até uma próxima reunião.
*A próxima será presencial, para resolver se aumenta seu espaço no governo de Jorginho Mello (PL), ou não, mas garantindo a ele governabilidade na Assembleia Legislativa. Jorginho Mello não dá sinais de recuar. Dá ao MDB a Agricultura, Meio Ambiente e, novidade, a Fesporte.
*Resumindo, o MDB, representado pela maioria de seus parlamentares, se sentiu humilhado com os espaços oferecidos pelo governador porque não refletem a “grandeza do partido”. Mas, mesmo assim, seguem batendo palmas para Jorginho Mello (PL) na Assembleia.
*Suplente de deputado federal, Darci de Matos (Joinville) está com um pé fora do PSD. Se o deputado federal Ricardo Guidi (PL) reassumir a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde, Darci volta para Brasília.
*A exemplo de Guidi (o PSD barrou sua candidatura a prefeito de Criciúma) que foi para o PL, Matos tem portas abertas no partido de Jorginho Mello (PL). Ou a opção pelo Republicanos, uma filial do PL manipulada por Mello.
* O trecho da BR-101 entre Porto Belo e Penha está no pacote de obras relacionadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre para a construção terceiras faixas. Só não se sabe quando. Será bancado pela Arteris Sul, que cobra pedágio na 101 Norte desde 2008.
Cardozo com um pé na Alesc
Deputado estadual Ivan Naatz (PL/Blumenau) é um dos seis candidatos a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça Santa Catarina. A nomeação cabe ao governador Jorginho Mello (PL), de quem Naatz tem sido fiel escudeiro na Assembleia Legislativa. Aliás, o governador já disse, publicamente, que apoia o deputado para a vaga no TJSC. A se confirmar, quem assume a vaga de Naatz é o suplente e ex-vereador Jefferson Cardozo (PL/Jaraguá do Sul), que em 2022 fez 17.934 votos, Naatz, que deixou o PV e foi para o PL pelas mãos de Jorginho Mello, se elegeu com 45.304 votos.
Política e Políticos VIA BRASIL
*Em regime de urgência determinado pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, o governo federal vai lançar campanha publicitária (alguns milhões de reais) para esclarecer sobre o uso do PIX, lançado em 2020 no governo de Jair Bolsonaro (PL). “Seguro, sigiloso e sem taxa”.
*Aliás, em agosto, via licitação, o governo deve contratar de empresa para prestar serviços à sua rede de comunicação digital. Especialistas da área projetam um custo de R$ 200 milhões, ou mais.
*Depois de uma reunião que durou sete horas na segunda-feira (20) o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), falou que Lula da Silva (PT) segue “refletindo” sobre prováveis mudanças em seu ministério. “Ele pode trocar ministro ou ministra, a qualquer momento”, disse o ministro.
*Na mesma reunião com seus com seus 38 ministros, Lula da Silva disse que vai cobrar dos partidos deles (dos ministros) o obrigatório apoio explícito ao seu governo. Dando clara indicação de que “está” candidato a reeleição em 2026.
Ampliando a meia entrada
Projeto de lei do deputado federal Cássio Murilo Galdino de Araújo (Republicanos/PB) estende ao acompanhante de pessoa idosa o desconto de 50% em ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. Medida semelhante já está prevista na Lei da Meia-Entrada para acompanhantes de pessoas com deficiência. A proposta será analisada ainda, em caráter conclusivo (sem votação em plenário), pelas comissões de Cultura; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Conto: Chegadas e partidas
Uma estação rodoviária é quase sempre vista como um local caótico, especialmente em períodos comemorativos, de Natal e Ano Novo. Os mais sortudos emendam as folgas com as férias de janeiro. É quando vemos mais passageiros apressados, de olho no relógio e com os ouvidos atentos ao alto-falante, preocupados com…