Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Nada de novo no front
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
27/11/2024
Política e Políticos
Ministério dos Transportes analisa em Brasília a possibilidade de liberar vias laterais no trecho de duplicação da BR-280, em Araquari, como forma de mitigar os gigantescos engarrafamentos a cada temporada de verão. A rodovia dá acesso a várias praias de Barra do Sul e São Francisco do Sul, frequentemente com filas quilométricas que exigem até mais de quatro horas para se percorrer cerca de 45 kms até a BR-101 ou Joinville. Apelos anteriores nem sequer foram considerados. Por exemplo, a adoção de pistas em sentido único quando em horários de grande movimentação de veículos. Ou a liberação dos acostamentos. O fato é que, para pior ainda mais, a duplicação neste trecho não sai do lugar há quase dois anos. Então, quem frequenta aquelas praias já pode esperar pelo pior. De novo!
CURTAS
*Chama a atenção o pouco caso, ou nenhum interesse, que os 40 deputados estaduais (5 do Norte catarinense) dão à duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Que se arrasta há quase 11 anos. E isso porque a Assembleia Legislativa constituiu, no ano passado, uma Frente Parlamentar para fiscalizar e cobrar as obras.
*Neste “silêncio de cemitério”, incluindo os 16 deputados federais e os três senadores de SC eles (os parlamentares) têm a firme parceria das câmaras de vereadores cujos “edis” em sua maioria nem se dão ao trabalho de ir ver de perto a realidade das obras. Em alguns casos, na “porta” de seus municípios.
*E, por favor, poupem tempo e papel (pago com dinheiro público, de impostos) com as tais moções de apelo a Brasília. Nós todos sabemos que vão parar na primeira cesta de lixo disponível. O que precisa, isso sim, é deixar egos e interesses políticos pessoais de lado e juntar interesses coletivos de mesma finalidade. Mas aí, por certo, já é pedir demais
*A Polícia Federal descobriu que um homem estava inscrito em três zonas eleitorais do município de Itajaí e pediu sua prisão preventiva porque ele usa três nomes falsos para, também, praticar crimes de estelionato. A Justiça Eleitoral local vai ter de se explicar.
*Na reforma administrativa anunciada logo após a eleição de outubro, o prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), deve convocar dois vereadores para secretarias. Um do PL, que tem o vice-prefeito, e outro do PSD, o partido de Topázio. Na Câmara entram dois suplentes para dizer “amém” porque este é o papel principal do suplente.
*É bem provável que, em Santa Catarina, o prefeito reeleito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB), seja o único a pôr um fim ao toma lá, dá cá que, desde sempre, marcava a repartição de secretarias entre partidos aliados. “Se elegeu vereador, vai ser vereador”, repete Franzner.
O poder público omisso
Na tragédia climática que se abateu sobre Santa Catarina em 2008, o Vale do Itapocu não foi poupado. Em Guaramirim, o Morro da Mariquinha, em boa parte ocupado por invasões, foi duramente atingido. O lugar ficou de tal forma “revirado” que a Defesa Civil já previa, à época, a saída urgente de moradores do ponto mais alto. Mas, passados 16 anos e quatro eleições de prefeitos, nenhuma alternativa foi oferecida (aos moradores). Agora, o Judiciário acolheu ação civil pública do Ministério Público de SC, obrigando o município à prática de ações urgentes para evitar novos riscos, em especial naquela localidade. Só no Morro são 15 casas em condições precárias. Por conta da omissão de sucessivos governantes, vai custar caro!
VIA BRASIL
*A Comissão de Segurança Pública do Senado provou projeto de lei que endurece as penas para crimes cometidos dentro ou nas proximidades de escolas. A proposta, do senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP) prevê 30 anos de prisão para homicídio cometido em escolas. E agrava a pena para lesão corporal, para até oito anos.
*Para fins “medicinais e farmacêuticos” o Supremo Tribunal Federal autorizou o plantio da maconha. Mas apenas por pessoas jurídicas (empresas, associações de pacientes ou organizações não governamentais). Não há autorização para o cultivo individual e consumo “recreativo” como dizem ministros do STF.
*Com o processo mantido em sigilo, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou uma investigação contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida (sem partido). Advogado, filósofo e professor, Almeida foi colunista de política da Folha de S.Paulo entre 2020 e 2022.
*Almeida foi demitido do cargo por Lula da Silva (PT), que também o nomeou para a função, após uma denúncia de assédio sexual feita pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT). O ex-ministro responde a outras denúncias de assédio sexual.
O suplente de Ferrari
Quando o prefeito eleito de Blumenau, Egídio Ferrari (PL), renunciar ao cargo de deputado estadual, em 18 de dezembro (última sessão ordinária do ano da Assembleia Legislativa) para assumir a prefeitura do terceiro maior colégio eleitoral do estado, em seu lugar entra o pastor evangélico Silvio Cardoso Júnior, do PRD. Um partido gerado pela fusão do PTB e Patriota e no qual Ferrari estava filiado antes de ir para o PL. Cardoso, que já passou pelo MDB e PL, é o atual vice-prefeito de Camboriú (ao lado d Balneário Camboriú). Em 2022 concorreu a deputado estadual pelo PTB e fez 14.748. Menos da metade de Ferrari, que naquele ano fatu34.912 votos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: Dias e dias literários…
Em primeiro lugar, preciso me desculpar com os leitores desta coluna pela ausência involuntária, nesse espaço que tanto prezo. Desde o final de outubro e ao longo de novembro, uma série de eventos literários tomaram conta da agenda e me levaram para lá e para cá, inclusive para o Rio…