Colunas

Política e Políticos – Martelo batido?

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

13/11/2024

Política e Políticos – Martelo Batido

Talvez até o final da semana o MDB decida pela presença ou não de Antídio Lunelli e Carlos Chiodini no primeiro escalão do governo De Jorginho Mello (PL), a quem ambos apoiaram na disputa de 2022. Com possível presença do governador em Jaraguá do Sul. Antidio foi prefeito por dois mandatos consecutivos e fundamental na reeleição de Jair Franzner (MDB).

Política e Políticos

Foto divulgação

 

 

Chiodini, deputado federal reeleito, tem bom trânsito em Brasília, onde o MDB comanda três ministérios. Um deles, o de Transportes, com Renan Filho e de quem o deputado é bem próximo. Chiodini seria o interlocutor direto do estado por recursos federais, mesmo que Mello não demonstre a mínima disposição em dizer nem mesmo um “bom dia” para Lula da Silva (PT).

 

Política e Políticos CURTAS

 

  • *A inauguração de uma ponte inacabada, em Indaial, no dia 22 de setembro de 2023, levou a Justiça Eleitoral a cassar a chapa  Silvio César da Silva (PL) e seu vice, Jonas Luiz de Lima (PSD), eleitos na disputa pela prefeitura. E tornados inelegíveis por oito anos. O atual prefeito, Artur Moser (PL), também. O Ministério Público Estadual viu abuso de poder político, dos eleitos e do atual prefeito que os levou para o evento.

 

  • A escolha do dia 22 seria uma alusão direta ao número do PL “amplamente divulgado pelos representados, prefeitura de Indaial e mídia no compartilhamento de notícias sobre o evento, em clara e proposital associação ao Partido Liberal (22)”, alegou o MPE. Está na cara! Propositadamente, para dar mais mídia às suas convenções, partidos políticos também escolhem datas que coincidem com o número de registro no TSE.

 

  • *Há uma palpável mobilização de partidos de esquerda e de parlamentares de outros partidos, atrelados de alguma forma ao governo federal, em apoio ao projeto de lei da deputada Erika Hilton (PSOL/SP) que reduz de 44 para 36 horas a jornada semanal de trabalho.

 

  • *Para tramitar pelas comissões da Câmara dos Deputados e, se for o caso, ir à votação em plenário, são precisas 171 assinaturas. Até ontem (13) eram 141, entre elas as de Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT) de Santa Catarina. Do “lado de fora” também há uma visível mobilização contrária à proposta, particularmente dos segmentos produtivos. Política e Políticos

 

  • *A Federação das Indústrias de Santa Catarina, então, lembra que a lei atual já prevê, afinal, uma flexibilização da jornada. Por isso, defenda que eventuais ajustes, assim sendo, considerem, primordialmente, as realidades específicas de cada setor e empresa.

 

  • *Impor jornadas menores por lei, diz a Fiesc, teria expressivo impacto sobre os empregos no setor industrial, que já compete em condições desiguais com empresas de todo o mundo, em função da carga tributária, da infraestrutura precária, da burocracia e das condições de crédito.

 

Política e Políticos Cadastro estadual de homicidas

 

foto  Bruno Collaço / Agência AL

 

De autoria do deputado (suplente) Alex Brasil (PL), tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui o cadastro estadual de homicidas de agentes de segurança pública, reunindo informações sobre os condenados por decisão judicial pela prática do crime.

Um cadastro que, conforme a proposta, poderá ser acessado por qualquer cidadão. A matéria, que contou com a relatoria favorável do deputado Sérgio Guimarães (União Brasil), agora segue para análise técnica das comissões de Finanças, Trabalho, Direitos Humanos e Segurança. Se acatada, seguirá depois para votação em plenário.

 

 

Política e Políticos VIA BRASIL

 

*O STF, então, retomou o julgamento de recurso do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello, condenado, ademais, a 8 anos e 10 meses de prisão pela Lava Jato, em razão de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da BR Distribuidora. Ainda que as observações sejam mantidas, caberão, portanto, novos recursos.

*A defesa de Color tenta reduzir a pena. Por maioria o Supremo já manteve a condenação em maio de 2023. O ex-presidente foi denunciado como integrante de uma organização criminosa que funcionava dentro da BR Distribuidora, entre os anos de 2010 e 2014. À época a empresa era uma subsidiária da Petrobras (postos de combustíveis).

 

*Santa Catarina está entre os estados com zero registro de queimadas. O último boletim divulgado na terça-feira (11) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontava para 401 focos de incêndios em matas no país. Mais da metade no Pará (160) e Amazonas (101). Falta pessoal treinado, mobilidade, organização nas ações… só o que não falta é discurso político.

 

*A fila nas portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social de pessoas em busca de benefícios só cresce. Entre os meses de agosto e outubro, o número de pedidos saltou de 1,353 milhão para 1.798 milhão. Deste total, cerca de 1,5 milhão aguardam por perícias médicas.

 

*De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em resumo, a partir de 2053, o Brasil contará, portanto, com mais segurados do INSS dos contribuintes. Em outras palavras, isso significa que o rombo nas contas do INSS será estratosférico. Essa projeção deve, principalmente, ao ritmo acelerado de envelhecimento da população. A qual everá dobrar em 30 anos, enquanto, simultaneamente, o número de contribuintes não acompanha esse crescimento.

 

Pente fino nas ONGs

foto divulgação

 

Levantamento feito pela Controladoria Geral da União (que fiscaliza gastos públicos) recursos de R$ 15 milhões repassados a ONGs entre 2020 e 2024, através de emendas parlamentares resultaram em prejuízo.

Seja porque o dinheiro, eventualmente, não foi aplicado aos projetos originais, seja devido ao sobrepreço e superfaturamento, o pente-fino, afinal, se deu somente nas contas das 10 ONGs que mais receberam recursos nos últimos quatro anos. Nesse período, o total de repasses para boa parte das cerca de 820 mil ONGs em atividade, aliás, atingiu a expressiva marca de R$ 5,69 bilhões.

 

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x