Colunas

Política e Políticos – Mais cerveja, por favor!

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

26/06/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

A Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa deu o “ok” para projeto de lei do deputado Napoleão Bernardes (PSD) ampliando o horário de venda de cerveja dentro dos estádios de futebol. Dos atuais 30 minutos para duas horas. O prazo de meia hora (antes e depois dos jogos) estaria causando problemas com a aglomeração de pessoas bebendo em bares do lado de fora.

 

pol

 

Além, é claro, de acentuada queda no consumo “interno”. O presidente da Comissão, deputado Mário Motta (PSD), disse que a mudança permitirá aos torcedores “saborearem sua cerveja” dentro dos estádios, com tranquilidade. E moderação, supõe o parlamentar.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Lula da Silva (PT) é esperado no porto de Itajaí em julho, mas ainda não há confirmação de agenda. Nesta data as operações com contêineres serão retomadas depois de um ano e meio parado por conta do contrato vencido com empresa que administrava o porto. E só renovado há pouco dias.

 

*A retomada das operações será nos dias 6 e 7 de julho, com a chegada de um navio carregado com 710 contêineres trazendo carros fabricados pela chinesa BYD. A Seara, do grupo JBS (irmãos Wesley e Joesley, velhos conhecidos de Lula), assumiu as operações do terminal de contêineres em maio. Por 25 anos.

 

*A J&F, holding que controla a JBS, já passou por vários problemas legais, incluindo acordo de leniência de mais de R$ 10 bilhões e acordos de delação premiada de sete de seus executivos. O que resultou em multas de R$ 225 milhões da Lava-Jato. Joesley Batista foi preso duas vezes, e o irmão, Wesley, passou cinco meses na cadeia por tráfico de informação privilegiada.

 

*O MDB, que até hoje só elegeu três governadores e que sonha com candidatura própria em 2026, por uns dias volta a governar Santa Catarina. Entre os dias 8 e 14 de julho. Nesse período, com o governador Jorginho Mello (PL) em Portugal e a vice, Marilisa Bohem (PL), no Uruguai, o deputado Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa, assume o Executivo.

 

*Nadal já governou por uns dias em 2021, com Carlos Moisés em viagem aos Emirados Árabes. A vice, Daniela Reinehr, também se ausentou, viajando ao exterior com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Só lembrando: o último governador eleito pelo MDB foi o blumenauense Luiz Henrique da Silveira, em 2006. Antes dele o florianopolitano Pedro Ivo Campos (1986) e o piauiense Paulo Afonso Evangelista Vieira (1994).

 

*Chapa do PSD à sucessão do prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, está sacramentada: para prefeito o atual vice, Ludgero Jasper (o Gordo). Para vice, o vereador Nelson do Itinga (União Brasil). Apoiando a chapa, PSDB, Progressistas, PDT, Podemos, Republicanos, Solidariedade, Novo, Cidadania e Avante. Pereira, reeleito em 2020, fez 13.787 votos. João Pedro (MDB) levou 2.907 votos. Só um tsunami tira a eleição de Jasper.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Áreas de escape na Dona Francisca

 

Começa a sair do papel um projeto feito em 2022, ainda no governo de Carlos Moisés, para a construção de duas áreas de escape em dois trechos da perigosa rodovia SC-418, na Serra Dona Francisca. Entre Joinville e Campo Alegre, como as que existem na BR-376. Mais precisamente nos quilômetros 15,5 e 17, onde ocorreu o acidente com caminhão carregado de ácido sulfônico, em janeiro.

 

 

O edital de licitação lançado pela secretaria da Infraestrutura prevê custo de 34,7 milhões e prazo de um ano para conclusão. Quanto a duplicação de 12 quilômetros da rodovia, entre a BR-101 e Pirabeiraba, também projetada no governo passado, nada evoluiu. Aliás, a comunidade local é contra, alegando que o trânsito, que já é complicado, vai piorar.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Depois de nove anos e por maioria (8×3), os ministros do STF decidiram que portar maconha para uso próprio deixa de ser crime, mas continua sendo um “ato ilícito” punido com medidas educativas ou serviços comunitários. Decisão que contraria boa parte de deputados e senadores que, no Congresso, discutem exatamente o contrário.

 

*Ah, ativistas também reagiram contrariados, alegando que a discussão ficou restrita à maconha. Querem mais drogas na lista “aliviada”. Detalhe: segundo os “supremos”, o uso da maconha em locais públicos, coisa comum em qualquer lugar, segue proibido. Só não se sabe quem fiscaliza e quem pune. Se é que alguém está se importando com isso.

 

*Uma pesquisa da Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa de mercado do mundo presente em 31 países, mostra que o consumo de drogas ilegais no Brasil está acima da média global. Sete em cada dez (72%) dos entrevistados afirmam que viram pessoas usando substâncias ilícitas na sua vizinhança.

 

*Os números colocam o Brasil em terceiro lugar no ranking entre os países pesquisados, atrás apenas da Tailândia e Chile, ambos com 66%. A média global é de 39%. Por outro lado, Japão (4%), Israel (20%) e Singapura (24%) estão na outra ponta do ranking.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

“Traficantes são assassinos”

 

Neste contexto das drogas o Papa Francisco alertou contra a legalização e chamou traficantes de “assassinos” em discurso durante sua audiência semanal na praça de São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira (26). A fala do Papa se deu no Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1987.

 

 

“A redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo, isto é uma ilusão, como foi proposto por alguns, ou já implementado, em alguns países. Se for liberalizada o consumo será maior”, afirmou. O religioso comentou sobre a necessidade de prevenção, ensinando aos jovens os “valores que constroem a vida pessoal” e dando suporte as pessoas que já estão no vício.

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x