Colunas

Política e Políticos – O Novo com vice do PSD

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

25/06/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Em Blumenau, o PSD está com a candidatura a prefeito do promotor de justiça aposentado, Odair Tramontin, em acordo costurado pelo deputado Napoleão Bernardes, vice-presidente estadual do partido. Como ocorreu em Joinville, com Adriano Silva. Tramontin e o Novo não têm problemas para indicar nome para vice na chapa majoritária.

 

pol

 

Um delas é a vereadora Silmara Miguel (PSD), dona de 1.961 votos em 2020, 13ª mais votada entres os 15 eleitos e considerada como direita raiz, é a preferida. Outro nome cotado é Denise dos Santos, mulher o deputado federal Ismael dos Santos (PSD). Ambas com circulação no meio evangélico. De uma ou de outra, o “sim” virá no dia 1º de julho.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Deputado Altair Silva (PP), ex-secretário de Agricultura de Carlos Moisés (Republicanos) e a quem salvou votando contra um dos processos de impeachment do ex-governador, concorda em renovar o comando estadual do partido. Que há anos vive à sombra do senador Esperidião Amin. De fato, não há e nem se vê lideranças emergentes no comando do PP.

 

*Mas, então, que as atuais lideranças do PP cultivem essa proposta, sob pena de o partido sucumbir em futuro próximo como prevê o próprio deputado. Enquanto o senador Amin estiver nas urnas na condição de candidato (vai à reeleição em 2026) o PP se aguenta.

 

*Aliás, em todos os partidos políticos, sem exceção, e é só olhar as mesmas nominatas de sempre das diretorias executivas, o poder é disputado no tapa se preciso for. Como também se vê, via de regra, em grandes sindicatos de trabalhadores.

 

* “Se você não tiver o domínio de um volume de palavras que expressem o seu pensamento, você terá dificuldades para descrever o que deseja no aplicativo de IA.” O alerta é do deputado estadual Mário Motta (PSD) aos jovens que dizem detestar a língua portuguesa (e não são poucos), sobre dificuldades para trabalhar com Inteligência Artificial.

 

*O parlamentar destacou pesquisa recente mostrando que os jovens, hoje, têm um vocabulário 40% menor que um jovem da escola média americana da década de 1950. Aliás, a comunicação digital, com total descontrole, virou doença. Emburrecendo cada vez mais.

 

*Motoristas profissionais do transporte de cargas que trafegam por Santa Catarina ganharam o direito de usar, de forma gratuita, os pátios da Polícia Militar Rodoviária para descanso. Projeto de lei do deputado Marcius Machado (PL) foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

 

 

Rodrigues em chapa pura

 

Em chapa pura encabeçada pelo atual prefeito João Rodrigues, o PSD de Chapecó já tem apoio formal dos Progressistas, União Brasil, Republicanos e Podemos para a disputa nas urnas de outubro. É a maior coligação, por enquanto, entre os dez maiores colégios eleitorais do estado.

 

 

Chapecó é o quinto, com cerca de 160 mil eleitores. Rodrigues foi eleito em 2020 com 47,66% dos votos, mais que o dobro do segundo colocado, do MDB. O vice-prefeito, Itamar Agnoletto, é do PP, que segue como aliado, mas fora da chapa de Rodrigues que ainda não tem um vice.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Com a aprovação de seu segundo mandato ao redor de 75% em grandes cidades do Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD), filho do empresário Carlos Massa (o Ratinho) é o segundo nome já especulado como candidato a presidência da República em 2026.

 

*O primeiro a despontar neste cenário e já em campanha dissimulada, é Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás. Ratinho Júnior foi reeleito em 2022, em primeiro turno, com 69,9% dos votos. Também reeleito no primeiro turno, Caiado levou 51,81% dos votos.

 

*Romeu Zema (Novo), reeleito governador de Minas Gerais no primeiro turno, com 56,18% dos votos, é outro que aparece na lista de possíveis candidatos à Presidência em 2026. Eleito em segundo turno (com 55,27% dos votos), Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, também é especulado. Mas concorreria pelo PL, abraçado por Jair Bolsonaro (PL).

 

*No Sul do país, Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, tentou chegar a Brasília em 2022, disputando indicação no ninho tucano em queda de braço com o ex-governador de São Paulo, João Dória Jr, à época presidente nacional do partido. O ninho tucano esfacelou-se e, no frigir dos ovos, nem e nem outro.

 

“Vai quem quiser”

 

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo PT levou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, a questionar o governo de São Paulo sobre a criação de escolas cívico- militares, entre 50 e 100 estabelecimentos. Um modelo mantido em Santa Catarina, mas que perdeu apoio de Brasília por decisão de Lula da Silva (PT).

 

 

Petistas alegam que os militares lotados nesses centros educacionais terão salários maiores que os professores da rede estadual. E que as escolas vão impactar negativamente o desenvolvimento dos estudantes. “Ninguém será obrigado a estudar em uma escola cívico-militar. Só vai quem quiser”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x