Colunas

Política e Políticos – Duplicação da Rodovia do Arroz

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

20/03/2024

Política e Políticos – A Federação das Indústrias de Santa Catarina pretende que o governo do Estado inclua o trecho da SC-108, entre Guaramirim e Joinville no programa “Estrada Boa” criado pelo governador Jorginho Mello (PL), mas com outro perfil. A proposta sugere a duplicação da rodovia e não só revitalização, para ampliar a capacidade de tráfego entre os dois municípios.

 

 

E está contemplada na chamada “Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e Logística” da Fiesc para o período de 2024/2027. A conhecida “Rodovia do Arroz”, uma alternativa entre duas importantes regiões da economia no Norte de SC, para se evitar a congestionada BR-101, foi asfaltada há mais de 20 anos. De lá para cá, só tapação de buracos. E isso vez por outra.

 

 

pol

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

CURTAS

 

 

*Ex-governador Raimundo Colombo (PSD), derrotado por duas vezes consecutivas na disputa por vaga ao Senado (2018 e 2022), segue sonhando com a cassação do senador Jorge Seif (PL) e a cadeira dele. Colombo acha que, na condição de segundo colocado (com menos da metade dos votos de Seif, diga-se) a vaga é dele.

 

*Mas no próprio PSD já há movimentos de eventuais candidatos caso a cassação se confirme, por suposto abuso de poder econômico. Uma eleição suplementar, que é como diz a legislação vigente, já faz voar a “mosca azul”. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, por exemplo, já está se escalando.

 

*Em Brasília há quem diga que a cassação de Seif e de Sérgio Moro, no Paraná, não interessa àqueles que querem o couro de Jair Bolsonaro (PL) a qualquer preço. Porque isso suscitaria uma onda imbatível nas urnas a favor de candidatos de JB. No popular, até um poste seria eleito como candidato do PL.

 

 

*Deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, anunciando que os tucanos terão dois candidatos a prefeito na região. Em Pomerode o ex-deputado Gilmar Knaesel. Foi secretário de Turismo no governo de Luiz Henrique da Silveira (MDB). Entre 1991 e 2015 foi deputado estadual por seis mandatos consecutivos.

 

 

*Em Jaraguá do Sul, segundo Vieira, o candidato do PSDB é Vicente Caropreso, em seu terceiro mandato de deputado estadual. Já foi vereador (1997/2000) e deputado federal (1999/2002) por Jaraguá do Sul. Em 2006 candidatou-se a prefeito. Entre três candidatos, ficou em terceiro lugar. Vitória de Moacir Bertoldi (PR) com Dionei Walter da Silva (PT) em segundo.

 

 

*O PSDB de Joinville perde hoje (21) o único vereador eleito em 2020: Diego Machado, atual presidente da Câmara, vai para o PSD, que faz encontro regional na cidade nesta quinta-feira. Mesmo assim, no maior colégio eleitoral de SC, o PSDB ainda tem o maior número de filiados: 7,7 mil contra 7,2 mil do MDB.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Nada de novo no front

 

 

Mais um passo, mas sem sair do lugar, será dado pelo DNIT sobre o contorno da linha férrea em Joinville, em 17,4 quilômetros, durante audiência pública na terça-feira (26). As obras, que começaram em 2009 estão paradas desde 2011, para “readequação” do projeto original. Tem custo atual estimado de R$ 511 milhões, dinheiro que não existe no orçamento do DNIT, e está à espera de licenciamento ambiental.

 

pol

Os trilhos em Jaraguá

 

 

E o contorno de Jaraguá do Sul, que faz parte da obra global (incluindo Guaramirim), anunciado há mais de 20 anos? Em novembro de 2023 a Câmara de Jaraguá do Sul criou a Bancada da Mobilidade Ferroviária Urbana, para estudos acerca do desvio dos trilhos e a possível implementação do Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT, uma proposta que remonta a 2004. E mais nada foi dito até agora.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

 

*Enquanto afaga o MDB na Assembleia Legislativa o governador Jorginho Mello (PL) investe na filiação de prefeitos emedebistas no PL. O que tem irritado sobremaneira lideranças emedebistas em ano eleitoral decisivo para a disputa de 2026. Quando a janela de transferências de partidos se fecharem, em 5 de abril, vai haver barulho na Capital.

 

 

*As urnas de outubro vão dizer se o MDB será ou não protagonista para valer na disputa pelo governo do Estado, como querem suas lideranças. Ou se seguirá atrelado a Jorginho Mello com secretarias faz de conta. A da Infraestrutura, por exemplo. O governador tutela o setor como se o secretário fosse ele.

 

 

*Nessa mexida obrigatória no primeiro escalão por conta de secretários que se candidatarão a prefeito, o deputado Maurício Peixer (PL) pode ser guindado à chefia da Casa Civil. Abrindo espaço para que suplentes do PL assumam mandatos na Assembleia. Como é o caso de Peixer.

 

 

*A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT/Chapecó) fará audiência pública para discutir o programa Universidade Gratuita. Com ofertas de vagas para 2024 (5,5 mil consolidadas) bem aquém das 28,5 mil anunciadas. Além de 51% dos recursos direcionados a cursos de medicina.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Relatório obrigatório

 

 

Projeto de lei relatado pelo senador Esperidião Amin (PP) obriga a administração pública a divulgar informações sobre obras em execução e paralisadas. A proposta de autoria do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos/MG) abrange o governo federal, estados e municípios.

 

pol

 

Para se ter uma ideia do que isso significa de prejuízo aos cofres públicos, apenas no âmbito federal, o Tribunal de Contas da União estima que, em 2023, 41% das obras que recebem recursos federais estão paralisadas. O Brasil, hoje, ainda segundo o TCU, tem mais de 8 mil obras paralisadas, acumulando um total de R$ 32 bilhões já investidos. Consequência, entre outras coisas, da roubalheira que segue, ao contrário do que muita gente pensa.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x