Colunas

Política e Políticos – Juntos nas adversidades

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

13/06/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Agora legalmente, para evitar qualquer buchicho administrativo ou político, o governo catarinense está prestes a ser autorizado pela Assembleia Legislativa a prestar auxílio a municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná, em situações de emergência. Com máquinas, caminhões, veículos e equipamentos, além de pessoal técnico.

 

pol

 

A proposta da deputada Ana Paula da Silva (Podemos) também autoriza pagamento de horas-extras dos servidores deslocados, diárias de viagem, combustível de veículos, máquinas e equipamentos próprios ou alugados. É de se acreditar em uma recíproca, com deputados dos dois estados aprovando a mesma ajuda para Santa Catarina.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Pré-candidato a governador de plantão (ele é defensor de candidatura própria do partido), o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), assume novamente o governo por uns dias, em julho, durante viagem que o governador Jorginho Mello (PL) fará a Portugal.

 

*Isso porque a agenda da vice-governadora, Marilisa Boehm (PL), também prevê uma viagem internacional, mas com destino ainda não divulgado. Por outras vezes, de Nadal já assumiu o Executivo, inclusive no mandato do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).

 

*Ministro Renan Filho (MDB) prometeu devolver os R$ 465 milhões do estado investidos em rodovias federais no governo de Carlos Moisés (Republicanos). Na desconfiança de que em palavra de político não dá para confiar muito, uma comissão mista de deputados estaduais, federais e senadores de SC vai acompanhar de perto a devolução. Em obras e não em espécie.

 

*Senador Esperidião Amin (PP) vai hoje (14) a Joinville. Para abençoar a candidatura de Anelisio Machado (PP) a prefeito. Machado disputou a eleição em 2020, fez 8.085 votos e foi o sexto mais votado entre 13 candidatos. Aliás, se o PP ainda vive em grandes colégios eleitorais catarinenses é pelo carisma de Amin.

 

*Completa 10 anos um plano de mobilidade urbana encomendado pela Prefeitura de Florianópolis, à época a um custo de R$ 10 milhões. Em Jaraguá do Sul, com trânsito sempre mais engarrafado não só no centro urbano, não é diferente. Mobilidade urbana é discurso em toda eleição. Mas fica nisso.

 

*No Brasil, 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever. É o equivalente a 7% da população do país nessa faixa etária. Menos mal que Santa Catarina, diz o Censo Demográfico de 2022, é o estado com a menor taxa de analfabetos, ao redor de 2% da população em idade escolar ou mais.

 

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Com os dias contados

 

Em decisão terminativa (não vai para votação em plenário a) Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto de lei do senador Esperidião Amin (PP, que repõe nas placas dos veículos o nome do município e do estado de registro. Foram 24 votos a favor e apenas um contrário. A proposta vai à Câmara dos Deputados. Se for aprovada e sancionada, entra em vigor no prazo de um ano.

 

 

Na prática, as tais placas Mercosul só servem para dificultar o trabalho da Polícia Rodoviária Federal, além da picaretagem já denunciada de não credenciados pelo Detran fabricando e vendendo. Só lembrando de outras obrigatoriedades “desobrigadas”: kit de primeiros socorros, faróis acesos durante o dia, dispensa de extintores…

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Raul Araújo, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, anulou uma das condenações do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022. Mesmo assim, Bolsonaro segue inelegível até 2030, em razão de duas outras condenações que pesam contra ele.

 

*Com o “pau quebrando” frequentemente em reuniões de comissões permanentes, a Câmara dos Deputados aprovou resolução da Mesa Diretora propondo a suspensão, por medida cautelar, do mandato de deputados por até seis meses. Para prevenir “confrontos desproporcionalmente acirrados entre parlamentares”. Retrato da falta de vergonha!

 

*Projeto de lei que equipara o aborto ao crime hediondo passa a tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Atualmente, o aborto não é considerado crime se a gravidez for de risco de vida da mãe, em gestação fruto de estupro ou se o feto for anencéfalo.

 

*Pelo Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), baixado pelo ex-presidente Getúlio Vargas são crimes hediondos o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado.

 

PF indicia ministro de Lula

 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil/MA), um anônimo nesse mar de 37 ministérios, foi indiciado pela Polícia Federal por suspeita de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Teria enviado recursos ao município de Vitorino Freire, onde sua irmã, Luanna Rezende, é prefeita eleita pelo DEM.

 

 

A PF diz que ele, quando ainda deputado federal, desviou dinheiro através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Lula da Silva (PT), que o nomeou ministro sem saber quem era, sentenciou: “Eu acho que o fato do cara ser indiciado não significa que o cara cometeu um erro”, disse Lula. “Minha inocência será comprovada”, emendou o ministro. E segue o baile!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x