Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Sonho de muitos verões!
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
20/08/2024
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Sonho de muitos verões!
Com estudo de viabilidade concluído já em 2022, a secretaria estadual da Infraestrutura dá o segundo passo concreto para a construção da sonhada rodovia paralela à BR-101, entre Joinville e Biguaçu, um trecho de 90,5 quilômetros, com seis pistas. É que acaba de ser lançado o edital de licitação para estudos ambientais, que vão custar R$ 4,2 milhões com prazo de conclusão em dois anos.
Em 2022, ainda no governo de Carlos Moisés (Republicanos) a obra foi orçada em R$ 6 bilhões. Dinheiro que o estado não tinha e nem tem agora para executar o projeto. E, pelo andar da carruagem (e só para falar do Norte) das obras de duplicação da BR-280, a nova rodovia é (ainda) só um sonho de muitos verões de gigantescos engarrafamentos na 101.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
CURTAS
*O PSDB vai concentrar suas forças para eleger o prefeito de Florianópolis, com o ex-senador Dario Berger e já de olho em 2026. Os tucanos já foram governo com Leonel Pavan, de 25 de março a 31 de dezembro de 2010. Pavan era o vice de Luiz Henrique da Silveira (MDB).
*Os tucanos vão para as urnas com uma chapa de 41 candidatos a prefeito, 52 a vice-prefeito (coligados com outros partidos) e cerca de 1,5 mil candidatos a vereador. Hoje, os tucanos têm 17 prefeitos, com 17 vice-prefeitos e 175 vereadores. É muito pouco.
*Dario Berger, agora apoiado pelo Cidadania, PDT e União Brasil, foi prefeito da Capital por dois mandatos, de 2005 a 2012. Mas, em sua base eleitoral, fez votação “mais ou menos” em 2022 para senador pelo PSB: 57.529 votos contra 85.619 votos de Jorge Seif e outros 48.692 votos conferidos ao vereador Afrânio Bopré (PSOL).
*O deputado Ivan Naazt (PL) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei para mudar o Hino de Santa Catarina. Obsoleto e incompatível com a realidade atual, alega o parlamentar. Naatz propõe concurso público para nova letra e música.
*O deputado cita que, pelos mesmos motivos, Goiás alterou seu hino em 2001 e que em estados como Minas Gerais e Paraíba mudanças também estão em discussão. O Hino de Santa Catarina data de 1892, mas não é ensinado nas escolas há décadas. Com raríssimas exceções, nem mesmo o nosso Hino Nacional.
* Pelo menos metade das vagas de estágio de segundo grau em órgãos públicos estaduais ficam reservadas para estudantes do ensino médio matriculados em escolas da rede pública. É o que diz lei aprovada pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Rodrigo Minotto (PDT), e já sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
VIA BRASIL
*De Lula Silva (PT), em visita a São Leopoldo (RS): “O problema do Brasil não é o povo pobre, trabalhador. O problema do Brasil são os ricos, porque o pobre, se estiver consumindo, a economia vai para frente e todo mundo vai viver bem nesse país”. Como se percebe, a estupidez não tem limites!
*Não há sinais no horizonte eleitoral de que Lula da Silva (PT) virá a Santa Catarina fazer campanha para candidatos do partido, com ênfase para Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três maiores colégios eleitorais do estado e onde ele mesmo foi muito mal votado em 2022.
*Uma das muitas frases de Silvio Santos: “Quando o ser humano está com a razão, Deus é o seu advogado. Quem tem razão, forte ou fraco, vence sempre. O mal vence por alguns minutos, por algum tempo; mas o bem sempre vence o mal”.
*Jorginho Mello (PL) está em campanha diuturna para candidatos do PL e aliados. De novo, poderá sentir na pele o que é depender da “ambulancioterapia”, apelido que Luiz Henrique da Silveira (MDB) deu às intermináveis viagens de pacientes pelos quatro cantos do estado em busca de medicina avançada em centros mais desenvolvidos. E que prometeu acabar. Mello, também.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
O ‘efeito’ Bolsonaro
Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que no Sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) houve crescimento expressivo de candidatos militares entre os anos de 2000 e 2024: de 79 para 217. Um latente ‘efeito Bolsonaro”. Além de liderar candidaturas de policiais civis e militares, o PL tem expressivo número de candidatos que são pastores evangélicos.
O PT é o partido que mais lançou candidatos declarados professores, categoria com pouco espaço em siglas de direita. Em todo o país há cerca de 6 mil candidatos que declaram ser das forças de segurança, ou que vão usar termos como “soldado” e “delegado” nas urnas de outubro.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Coluna: O que querem as mulheres?
Mas afinal, o que querem as mulheres?! A pergunta pode parecer simples de ser respondida, mas a resposta é complexa e depende do contexto, porque cada mulher tem suas características e necessidades específicas. Mas basicamente, todas elas querem ser ouvidas, respeitadas e valorizadas nos ambientes em que estão inseridas. E…
Coluna: Escola Antonieta vandalizada. Até quando?
Essa semana recebi fotos da fachada da Escola de Ensino Fundamental Antonieta de Barros, em pleno Centro de Florianópolis, situação que se perpetua há 16 anos, quando foi fechada por falta de manutenção. Fui procurada justamente porque no dia 11 de fevereiro publiquei, nesta coluna, o conto “Entrevistando Antonieta”. Nesse…