Colunas

Política e Políticos – Norte com seis na Assembleia

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

08/10/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

pol

Além de Fernando Krelling (MDB), Mateus Cadorin (Novo) e Sargento Lima (PL), a eleição de Estêner Soratto (PL) em Tubarão leva mais um de Joinville para a Assembleia Legislativa. Primeiro suplente do partido, Maurício Peixer (PL) assume até 2026 o mandato de Soratto. Peixer, o único dos 19 vereadores de Joinville a não disputar a reeleição na expectativa de eleição do colega deputado, já exerceu o mandato por cerca de um ano na atual legislatura quando Soratto era chefe da Casa Civil de Jorginho Mello (PL). Com Antidio Lunelli (MDB) e Vicente Caropreso (PSDB), a região está entre as de maior representação na Assembleia, com seis deputados estaduais.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*A eleição de Moacir Kasmirski (União Brasil) em Massaranduba mostrou que o eleitor local cansou da mesmice. Com chapa registrada na última hora e apoiado pelo PSDB e Cidadania, enfrentou o MDB, PSD e PL, aliados do prefeito Odenir Deretti (PP), que foi à reeleição. Kasmirski fez 6.717 votos (63,55%) contra 3.853 votos (36,45%) de Deretti.

 

*Mudança também em Schroeder. Entre os anos de 2004 e 2020, apenas dois prefeitos foram eleitos: Osvaldo Jurck (PSDB) e Felipe Voigt (PSD). Jurck tentou novo mandato, mas ficou em terceiro. Em sua terceira tentativa, Jair Bridaroli (PL) saiu vitorioso das urnas

 

*Adriano Zimmermann (PL), prefeito eleito de Guaramirim, vai assumir seu primeiro cargo eletivo. Ele é neto de Lauro Zimmermann e filho de Antônio Carlos Zimmermann, ambos ex-prefeitos do município.

 

*Lauro, na condição de prefeito nomeado, governou entre os anos de 1964 e 1966. Antônio Carlos exerceu o cargo por duas vezes como prefeito eleito (à época não havia reeleição): de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000 pelo antigo PMDB.

 

*Quatro mulheres foram eleitas para a Câmara de Schroeder. É um recorde na região do Itapocu e, quiçá, em Santa Catarina. Comparando, Jaraguá, Guaramirim e Corupá elegeram duas mulheres cada. Massaranduba apenas uma. Em Joinville, dos 19 eleitos, apenas quatro mulheres.

 

*Depois de sete mandatos na Câmara de Jaraguá do Sul, Ademar Braz Winter encerra (por enquanto) carreira vitoriosa desde a eleição de 1982, pelo antigo PMDB (sucedido pelo MDB). Em 2024 filiou-se no MDB, fez 2.144 votos na eleição de domingo (6) e fica como suplente.

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Um recorde de mandatos

Eleito consecutivamente para 12 mandatos, Nirdo (com ‘r’, mesmo) Artur Luz, 70 anos, assumirá seu 12º mandato como vereador de Palhoça pelo PL. Mas Nirdo (com ‘r’, mesmo) é conhecido pelo apelido de “pitanta” (e não pitanga, corrige o vereador), que ele usa nas urnas mas que não sabe explicar direito por que o chamam assim desde criança. Vereador mais antigo do Brasil, foi o mais votado em 10 das 12 eleições das quais participa desde 1976. O que já o faz merecer registro no guinness book. Pitanta já foi filiado à extinta Arena, PFL, Democratas e PSD. Detalhe: tem uma carreira de homem público sem qualquer mancha. Coisa rara, diga-se

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Somados os votos de Edson Junkes (PL), Mario Felippi (PL), Manu Wolff (Podemos), Níura Demarchi (PP), Jaison Ellert (PRTB) e Diego Ribeiro (PSOL/Rede), seis dos sete candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul, a diferença a favor do reeleito Jair Franzner (MDB) foi de 15.016 votos.

 

*Exceto Edson Junkes, que se aproximou dos 25 mil votos, os demais obtiveram votações ridículas para o cargo pretendido. Na verdade, alguns sequer se elegeriam para a Câmara de Vereadores. E o resto é pura conversa fiada!

 

*Pelé é apelido do vereador José Henkel (MDB), reeleito em Joinville. Mas, ao contrário do que se possa pensar, ele é branco. Em Indaial, Criciúma, Itaiópolis e Maravilha, quatro candidatos também registraram nas urnas o apelido de Pelé. Um declarou-se negro, o outro pardo.

 

*Rudinei Heerdt Michels (PP) é o vice-prefeito eleito de São Martinho (Sul catarinense). Mas lá é conhecido pelo apelido de Cascão. Joares Ponticelli (PP), ex-prefeito de Tubarão indiciado em inquérito por corrupção, fez míseros 919 votos como candidato a vereador

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quanto foi, mesmo?

Algo ao redor de R$ 283 mil foi o que custou a viagem de Janja da Silva (PT) e comitiva ao Quatar, em setembro, para um evento sobre educação. Entre os viajantes estavam quatro assessores e oito policiais federais encarregados de sua segurança pessoal. Agora, a deputada federal catarinense, Caroline de Toni (PL), pediu formalmente um relatório detalhado à Casa Civil da presidência da República para conhecimento da Câmara dos Deputados. Onde ela preside a temida Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x