Colunas

Política e Políticos – Apelo ao governador

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

23/10/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Defensor das escolas militares, o governador Jorginho Mello (PL) vai receber apelo da comunidade do Bairro São Luís, via Câmara de Vereadores, para que a Escola Darci Franke Welk, inaugurada há pouco mais de dois anos (depois de 11 anos de espera, como pontuou o deputado Vicente Caropreso (PSDB), não seja ocupada exclusivamente por alunos da Escola Militar Feliciano Nunes Pires a partir de 2025.

pol

Como já foi comunicado pelo comando do 14º BPM. Garantindo a estes alunos outra estrutura, mais adequada e exclusiva. E, ao mesmo tempo, tranquilizando os cerca de 400 alunos já matriculados que hoje compartilham o espaço. O que a comunidade escolar não aceita é tirar de lá os atuais alunos da escola normal sem ser ouvida. Afinal, para economizar e ganhar tempo o Estado optou pelo compartilhamento de um espaço não idealizado para receber escolas diferentes.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Fim da idade mínima para aposentadoria (hoje de 55 anos) de policiais civis, peritos, policiais penais e agentes socioeducativos, e garantia da aposentadoria integral. O projeto de lei é do deputado estadual, Fabiano da Luz (PT) e, claro, aplaudido pela categoria que o ajudou a formular a proposta.

 

*Pelo mesmo projeto, servidores que deixarem cargos na área de segurança para atuar em outras funções públicas, poderão contar o tempo de serviço anterior com acréscimo de 40% para homens e 20% para mulheres no cálculo da aposentadoria.

 

*Na reforma administrativa pretendida pelo governador Jorginho Mello (PL), além do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) na Infraestrutura (veja nota abaixo), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL) poderá ser convidado para assumir a pasta do Turismo. Ambos foram derrotados nas eleições para prefeito em 6 de outubro.

 

*Para o comando Defesa Civil estadual especula-se o nome do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), já que o município é referência no estado em ações preventivas a fenômenos climáticos. Hildebrandt levaria consigo uma assessoria experiente. Hildebrandt, ex-Podemos, foi uma das grandes aquisições do PL.

 

*Já o deputado federal Ricardo Guidi (PL), derrotado na disputa pela prefeitura de Criciúma, pode voltar ao comando da secretaria estadual do Meio Ambiente, efetivando o primeiro suplente do PSD, Darci Matos (de Joinville) na Câmara dos Deputados.

 

*Santa Catarina não tem mais uma dose sequer da vacina contra a Covid 19. Também é muito baixo o estoque da vacina contra a dengue que, aliás, nunca foi ofertada pela demanda da doença. Já são 330 mortes no estado. A Fiocruz ainda não está autorizada pelo Ministério da Saúde para produzir o imunizante, importado do Japão. E segue o baile!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Chiodini na Infraestrutura?

 

Afinal, quem “apita” na Infraestrutura? O deputado licenciado Jerry Comper (MDB) ou o adjunto Ricardo Grando (PL), de absoluta confiança de Jorginho Mello e notória presença em eventos estado afora? O MDB está propenso a não desembarcar agora do governo mas, para assumir a Secretaria da Agricultura, como ofereceu Mello a Antidio Lunelli (que aceita), faz exigências.

Uma delas, por pressão de Lunelli, seria a nomeação de Carlos Chiodini (MDB), que nega, derrotado na eleição de prefeito de Itajaí, para a Infraestrutura. Ou vice-versa, mas com total autonomia, incluindo a nomeação de assessores para cargos nas regionais.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 51% das intenções de voto no segundo turno, segundo pesquisa Real Time Big Data/Record divulgada nesta quarta-feira (23). Já Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 40%.

 

*Um dia antes (terça, 22) e segundo sua assessoria de campanha, para “virar o voto”, Boulus almoçou com um grupo de moradores de rua e, à noite, foi dormir na casa de um eleitor dele. Dizendo que a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) seria um “trampolim” para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar a Presidência da República em 2026.

 

*De Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo: “O PT fez três prefeituras das 645 de São Paulo. Lucianópolis, sabe quantos habitantes tem? Tem 2.200 habitantes. Santa Lúcia, que tem 8.000. E Matão, com 79.000. De 645 municípios, está disputando três segundo turnos e se Deus quiser será derrotado em pelo menos dois deles. A gente está varrendo a esquerda do estado de São Paulo.”

 

* Tramita no Senado um projeto de lei que exige, para que se possa obter a carteira de motorista, um curso de educação no trânsito. O projeto (PL 3.688/2024) também permite que carros com câmbio automático e veículos elétricos sejam utilizados em aulas práticas de direção.  A autora da proposta é a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

“Candidato é o Bolsonaro”

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desconversou sobre as eleições de 2026, após ato de campanha do atual prefeito e candidato à reeleição à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Tarcísio, citado pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, como o “plano B” em impedimento de Jair Bolsonaro, disse aos jornalistas que “ o candidato a presidente é o Bolsonaro”.

“Quem é o substituto de Lula na política dentro do Brasil? Não tem. De Bolsonaro? Tem um monte por aí. Colaborei para formar lideranças e estou muito feliz com isso. Sou recebido por multidões em qualquer lugar do Brasil”, disse JB.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x